A Epagri certificou na quinta-feira, dia 24, mais 25 jovens com idades entre 18 e 29 anos, no curso de Organização, Gestão e Protagonismo. O curso contou com alunos dos municípios da Amesc e Amrec.
A capacitação dos jovens conta com diversas parcerias entre elas, a Cooperja que é uma das grandes incentivadoras do projeto desde de 2015, com destaque para jovens que passaram pelo curso e já são empreendedores, e descobriram através do curso aptidão e dedicação para continuar nas propriedades rurais.
Segundo a Extensionista Social da Epagri, Lilian Maria Sbecker, no curso os temas tratados são organizados em eixos temáticos: social, ambiental, econômico e técnico, preparando os jovens para a sucessão e gestão da propriedade, sempre incentivando e dando instrumentos para que eles tomem as rédeas do seu futuro. Neste ano o eixo técnico tratou da cadeia produtiva do Arroz.
As Cooperativas viabilizam recursos para as viagens técnicas que ocorrem durante os nove meses de duração. “Nas viagens os alunos puderam conhecer novas tecnologias e também estruturas de beneficiamento e comercialização do arroz nas cidades de Jacinto Machado, Itajaí, Nova Veneza e Esteio/RS”, explica Sbecker.
O Curso ocorre no CETRAR (Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá), e tem a duração de nove etapas de três dias cada, com início em março e término em novembro.
Para Angela Damiani, filha do associado Alcioni e umas das formadas no curso, conta que gostou muito da experiência e quando voltava para casa tentava trazer um pouco do que aprendia para a propriedade dos pais. “Fiz novas amizades e conhecemos lugares que as viagens técnicas nos proporcionaram. Um deles foram as unidades da Cooperja, que não conhecia, a UBS e a moderna indústria em Jacinto Machado. Fomos em vários outros municípios conhecer as realidades. E dentre tantos motivos o curso só me ajudou a saber que estou no caminho certo quando optei pela agronomia do IFC”, declara a aluna.
Outra filha de associado que fez o curso foi Morgana de Almeida Figueredo que destaca a importância do aprendizado, que é voltando para áreas de liderança, empreendedorismo e gestão da propriedade. “Como futura associada da cooperativa pude aprender muita coisa com este curso, e recomendo para as pessoas participarem desses cursos oferecidos pela Epagri. Me transformou como pessoa e não podemos esquecer nossas raízes, e o que aprendi vai me ajudar na administração junto com pai”, declara.
As inscrições para o ano de 2023 já estão abertas nos Escritórios Municipais da Epagri e o eixo técnico que será abordado será Horticultura.