Após conversas, visitas, planejamento e aprovação dos associados em Assembleia Geral Extraordinária a Cooperja finalizou as negociações para aquisição de uma unidade industrial de recebimento e industrialização de arroz no Estado do Maranhão (MA).
A nova unidade está localizada em Miranda do Norte, município com quase 30 mil habitantes. Miranda fica a 130 km da capital São Luís, e do Porto de Itaqui. O Porto é um importante corredor logístico para o centro-oeste do país. Também importante caminho para recebimentos de insumos e arroz vindos por cabotagem.
O Estado do Maranhão possui terras abundantes, produtivas, com preços acessíveis, se comparado ao preço das terras no sul do Brasil. As terras possuem facilidade para rotação de culturas. Soja e milho têm bons índices de produtividade. Também se destacam as culturas de arroz irrigado e de sequeiro, gado de corte, plantação de eucalipto e a piscicultura.
Segundo presidente Vanir Zanatta, o Maranhão é um estado ainda com muitas oportunidades. “Desde que conheci fiquei impressionado pelas terras, pelo relevo, pelo verde. Possibilita ter mais de uma atividade na propriedade, o que sempre defendemos para nossos associados. Acredito que a Cooperja terá grande sucesso nessa nova fronteira, juntamente com o povo maranhense, que está nos acolhendo muito bem. Agora será um período de adaptação, de ajustes, de aprendizagem, mas logo já estaremos acelerando para o recebimento do arroz irrigado, cuja colheita está próxima”, espera Zanatta.
Ele destaca ainda que é um desafio bom e diferente dos que já foi vivenciado, porém o que todos queremos, é o crescimento da Cooperja e o desenvolvimento daquela região, e vamos trabalhar para isso.