Os membros dos municípios da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) reuniram-se para definir a nova diretoria do Colegiado Regional de Proteção e Defesa Civil, além de debater temas fundamentais para o fortalecimento da atuação conjunta em situações de emergência e prevenção de desastres.

A nova composição do colegiado foi definida com representantes de diversos municípios: Higor Pereira, de Santa Rosa do Sul, foi reconduzido de presidente, com vice-presidência de Alessandro Tavares de Sombrio. João Francisco de Meleiro é o secretário e Afrânio Ronconi de Araranguá como segundo secretário.

Durante a reunião, foram abordadas pautas estratégicas, como a avaliação do Simulado Estadual de Gestão de Desastres, que permitiu observar a capacidade de resposta e coordenação dos municípios frente a possíveis situações de risco.
Outros temas debatidos incluíram a Conferência das Cidades, o manual para estruturação dos COMPDECs (Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil), a Lei de Ajuda Mútua, que visa reforçar o apoio entre os municípios em momentos críticos, e os Fundos Municipais de Defesa Civil, essenciais para garantir recursos em ações emergenciais e preventivas.

A reunião reforça o compromisso dos municípios da AMESC com a gestão integrada e eficiente da Defesa Civil, visando sempre a proteção da população e a redução de riscos em toda a região.