A Escola Municipal Professora Nilza Matos Pereira, o Caic, foi palco de uma tarde especial neste domingo, 18, com a realização do projeto Cinema na Rua, uma iniciativa do grupo de estudantes sombrienses Uda Gonzaga, participantes do Programa de Participação Social com Educação Popular.

O auditório da escola recebeu famílias, estudantes e moradores, especialmente do bairro São Francisco, onde a escola está localizada. Com cadeiras de praia, tapetinhos e garrafinhas d’água, todos se prepararam para uma sessão única, que exibiu quatro curta-metragens com classificação livre, cuidadosamente selecionados com curadoria do Instituto Cultural Rua do Fogo, de Santa Rosa do Sul.

Lidia Wagner, diretora da escola, aprova a iniciativa: “Ver a escola cheia num domingo, com a comunidade envolvida em uma atividade cultural tão significativa, é motivo de orgulho. O Cinema na Rua mostra que a escola pode ser esse espaço vivo de encontro, lazer e aprendizado para todos”, afirmou.

Além da exibição dos filmes, a atividade proporcionou rodas de conversa entre a comunidade e os organizadores, com reflexões sobre temas do cotidiano, cultura e as mensagens trazidas pelas produções. A pipoca e o refrigerante, distribuídos gratuitamente, completaram o clima acolhedor e comunitário da noite.

Para Sídia Rech, uma das idealizadoras do evento, o resultado foi emocionante. “Tivemos pouco tempo de divulgação e foi muito especial receber tantas pessoas da comunidade. As crianças com os olhos brilhando nas rodas de conversa… foi encantador. Elas se sentiram pertencentes, sentiram o carinho com que foi organizado e pensado o Cinema na Rua. Lazer, cultura… sempre com um sorriso nos olhos. Ficamos muito felizes”, afirmou.