Nem só de atendimento em hospitais, clínicas e postos de saúde vive a saúde e quando se fala em serviço público, diversas ações de prevenção e de busca ativa de pacientes ou de pessoas que necessitam completar carteira vacinal, por exemplo, são realizadas para atender as recomendações, atingir os números indicadores necessários e, principalmente, manter a saúde de boa qualidade.

Em Sombrio essa é uma prática comum e, nesta semana, diversas ações foram realizadas, ou educativas, ou de atividades diretas, como vacinações em grandes empresas, com funcionários que dispões de pouco tempo para deixar o trabalho e procurar uma unidade atrás de uma consulta de rotina, uma aferição básica de pressão, dentre outros serviços.

“O nosso trabalho é muito maior do que aquele visto diariamente por quem nos procura num posto, por quem vai realizar um exame. Nossas enfermeiras, médicos, dentistas, agentes de saúde estão sempre atentos e realizando um trabalho interligado, para que a população consiga com a prevenção ter uma vida mais saudável e assim necessitar menos de remédios ou até desta procura, pois estão prevenindo ao invés de remediar”, comenta o secretário de saúde de Sombrio, Cleiton Daboit.

Parcerias ampliam atendimentos

Por dois dias, em uma semana, a Secretaria de Assistência Social recebeu no Cras, a visita da equipe de saúde bucal do ESF Central, que trabalhou com turmas distintas. Primeiro foi uma ação com gestantes, educando e orientando para que elas mesmas cuidem de sua saúde bucal e com isso tenham qualidade durante a gestação e um parto mais tranquilo. Além disso, foram feitas orientações sobre a boca do bebê, distribuição de kits de higiene bucal foram entregues às mamães.

Logo depois foi a vez de idosos serem orientados na mesma área, pela mesma equipe. “Tem muitas coisas que as pessoas não sabem, pequenos detalhes que uma mudança de rotina no dia a dia pode fazer a diferença na sua vida. Mesmo os mais idosos podem sim trabalhar com a prevenção, seguindo alguns passos que no dia a dia por vezes não seguem simplesmente por falta de orientação”, comentou a dentista Raquel Picareli.

Na tarde desta quarta-feira, outra equipe da saúde foi realizar um trabalho especial no Líder Supermercado, onde os funcionários receberam vacinas atrasadas, especialmente de Covid-19, aferiram a pressão e participaram de uma ação educativa sobre a saúde. O Caps, centro de Atenção Psicossocial, tem feito neste mês de Setembro amarelo, palestras em escolas e com profissionais da própria saúde, sobre a importância também do cuidado com o psicológico. “São diversas ações, busca ativa de pessoas que não tem o hábito de nos procurar no dia a dia, trabalhos educativos, enfim, todas as formas de cuidados com nossos cidadãos. Sombrio trabalha na prevenção de maneira muito efetiva e por isso temos uma das melhores saúdes do sul do estado, sempre preocupada com o bem-estar dos sombrienses”, conclui a prefeita Gislaine Cunha