Iniciativa visa manter os estoques de sangue abastecidos

Nesta quinta-feira, dia 13, 25 bombeiros do 4° Batalhão de Bombeiros Militar compareceram ao primeiro mutirão de doação de sangue do ano no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) de Criciúma. A iniciativa faz parte de um cronograma bimestral de doações, instituído como “Dia D”, visando manter os estoques de sangue abastecidos.

O 4° BBM, que atua em 25 municípios das regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), já tem a prática de doação em grupo como parte de suas ações solidárias. Neste ano, o planejamento foi reforçado com a definição de datas fixas para incentivar a participação contínua do efetivo.

A escolha do período pós-Carnaval para o mutirão se deve à redução no número de doações registradas nessa época. O comandante do 4° BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, destacou a importância da iniciativa e do incentivo à doação.
“Muitas pessoas têm vontade de doar sangue, mas, às vezes, precisam de um empurrãozinho para transformar essa intenção em ação. O mutirão ajuda não apenas a reforçar os estoques do HEMOSC, mas também a lembrar a sociedade da importância desse gesto de solidariedade, que pode salvar vidas”, afirmou o comandante.

Texto e fotos: assessora de imprensa do 4° BBM – Edna Schmitz