Neste domingo, 1º de setembro, o 1° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BM) de Torres efetuou a prisão de um homem por pesca ilegal durante um patrulhamento no Rio Cardoso, que conecta à Lagoa da Itapeva. A operação foi realizada com a embarcação EQP4255 e resultou na detenção de F.S.T., flagrado em uma embarcação artesanal de madeira, com aproximadamente 5,5 metros de comprimento, utilizando redes tipo feiticeira com malhas de 10 cm.
O indivíduo, que não possuía a carteira de pesca profissional exigida por lei, foi encontrado com cerca de 500 metros de rede dentro da embarcação. Ele alegou ter emprestado o barco para recuperar as redes que havia armado no rio.
De acordo com o Batalhão Ambiental, conforme o artigo 34 da Lei Federal nº 9.605/98 e o artigo 5º, inciso XI, da Lei Ordinária nº 15.223/18, as redes e o barco foram apreendidos. O barco foi devolvido ao condutor, que assinou um termo como fiel depositário do objeto. O indivíduo foi submetido a um exame médico e, em seguida, levado à Delegacia de Polícia Civil de Torres. O delegado de plantão decidiu pelo registro simples do caso. Um levantamento fotográfico foi realizado e um boletim de atendimento foi confeccionado.