No mês de agosto, Jacinto Machado se despediu de um de seus estabelecimentos mais tradicionais: o Bar Asilo. Conhecido carinhosamente pela população, o local foi palco de embates políticos, negociações, partidas de dominó e carteado, além de acolher competições de bocha e servir a famosa cachaça da colônia. Por mais de cinco décadas, o bar, situado no cruzamento da Rua Irmãos Trevisol com a Rua Dr. Nereu Ramos, fez parte da vida cotidiana da cidade.
O apelido “Asilo” surgiu pelo fato de o local ser frequentado, principalmente, por idosos e aposentados, que aproveitavam as tardes para tomar café, vinho ou cachaça, enquanto jogavam dominó ou bocha, ou simplesmente conversavam. O Sr. Albino Trevisol, de 81 anos, é um desses frequentadores assíduos e lembra com carinho do amigo Sassá, que abriu o bar há mais de 50 anos. Ele destaca como o bar também servia como um ponto de negócios, onde produtores rurais negociavam terras, gado e outros produtos, sempre acompanhados de boas conversas sobre futebol e política.
“Foram momentos muito bons que vivemos aqui no Asilo. Muitos amigos já se foram, mas o carinho por esse lugar vai durar para sempre”, comenta emocionado o Sr. Albino.
Com o crescimento da cidade e a busca pelo progresso, o fechamento do bar marca o fim de uma era e o início de outra, acompanhando o desenvolvimento local. No entanto, os frequentadores fiéis não ficaram sem um lugar para se reunir. Outros bares do centro de Jacinto Machado já acolheram essa clientela dedicada. Na quarta-feira, dia 25, foi possível ver os senhores em volta das mesas, jogando dominó e carteado, mantendo viva a tradição.
“São muitas décadas de histórias no Asilo. Daria para escrever um grande livro!”, comenta o Sr. Bino, finalizando com esperança: “Esperamos, em breve, reunir todos os amigos do Asilo em algum lugar para colocar a conversa em dia.”
O fechamento do Bar Asilo deixa saudades, mas as memórias construídas ali seguem vivas nos corações daqueles que fizeram parte dessa história.
“Vamos construir lindas salas comerciais modernas, com iluminação em LED” Comenta proprietário da local
“Aquela propriedade já tenho 8 anos, e a cidade cresceu. Com isso, temos que trabalhar para que ela se torne mais bonita e atrativa. Por isso, vamos construir lindas salas comerciais modernas, com iluminação em LED. Vai ficar muito bonito. Sabemos que nossos pais e avós frequentavam o bar, mas a cidade precisa evoluir. Em três meses, iniciaremos novas obras, onde vamos transformar o local em um espaço atrativo, que vai somar à cidade e ao comércio local.” Paulo, proprietário do imóvel.