A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Gaivota alerta a população para que fiquem atentos e se mantenham fazendo ações de combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue.
Ações estão sendo feitas em vários pontos do município, onde, mais de 45 armadilhas estão espalhadas estrategicamente para a coleta e monitoramento de larvas do mosquito e consequente eliminação do foco evitando um possível contágio nas pessoas. Em caso de larvas encontradas nestes pontos, elas são encaminhadas para laboratório para ver se positivam como sendo do mosquito causador da Dengue.
Palestras são constantes nas escolas do município, onde o objetivo é que as crianças sejam a base de informações e desenvolvam em suas famílias uma motivação a mais de combate ao mosquito, fazendo com que os pais absorvam as informações também em casa como modo de prevenção, alertando com os cuidados no armazenamento de água, os cuidados com a limpeza dos pátios, fazendo uma vistoria e evitando qualquer recipiente que venha a acumular água, caixas d´águas bem fechadas, e desentupindo calhas. As crianças incentivam os pais a todos estes cuidados e causam uma segurança a mais para toda a população, fazendo com que cada um responsável por seu terreno, todos ganham.
Outras ações são através de entrevistas nas rádios locais onde a agente de combate a endemias tem passado informações sobre os cuidados e sintomas auxiliando para que as pessoas tirem suas dúvidas como podem ajudar no combate à Dengue.
Algumas denúncias são feitas constantemente para a Secretaria e em sua maioria as piscinas mal cuidadas ou mesmo abandonas são o ponto alto como possível focos de larvas do mosquito. Ações são feitas nas casas denunciadas periodicamente.
Até o momento no município foram registrados 26 focos, sendo que todos estão sendo acompanhados e encaminhados para análise, porém a agente pede que a população para poder se sentir segura, mantenha as prevenções e proteção contra o mosquito em alerta para que não ocorra uma epidemia de Dengue.
Até o momento, Balneário Gaivota teve um caso registrado de dengue, sendo este importado de outro município, porém este fato não exclui os cuidados necessários de prevenção a novos casos.
Dengue não tem vacina e todo cuidado se faz necessário para manter o município em segurança.