Aprendizado, integração e magia. A Cooperja participou com 45 mulheres da 17ª edição do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, em Florianópolis, nos dias 22 e 23 de setembro. O evento reuniu o maior público de todas as edições já realizadas pelo Sescoop/SC, mais de 1 mil mulheres participaram nesta retomada pós pandemia, sendo o Encontro dividido em duas turmas, que participam em dias distintos.
A relevância da mulher no sistema cooperativista e assuntos como, protagonismo, autoestima, autocuidado e valorização feminina foram os tópicos mais abordados nas palestras e oficinas práticas. Além disso, o evento contou com intervenções cênicas do grupo Espaço Sou Arte, que encantou o público presente. “As diferentes faces da mulher cooperativista” foi o tema do Encontro, que demonstra a diversidade das mulheres cooperativistas, cada uma com suas características individuais, mas com um aspecto em comum: o cooperativismo.
O vice-presidente da Cooperja, Antônio Moacir De Noni esteve presente e destacou a importância desta união cooperativista. “Somos o Estado mais cooperativista do Brasil e eventos como este só reforçam este título. A participação delas nas cooperativas e nos municípios onde atuam tem gerados resultados muito bons. Em nome da Cooperja agradecemos a todas que fazem o cooperativismo ser cada dia mais reconhecido e admirado”, fala De Noni.
O evento contou com a palestra de Dani Amaral que aos 4 anos perdeu os dois braços em um acidente. Sua palestra trouxe motivação e inspiração de alguém que não deixou se abater pela limitação motora e deu um novo rumo para a vida.
Outra grande palestra foi com a psicoterapeuta somática, Fabrícia Machado, apresentou a palestra “Assumindo a mulher que você é”. Falando sobre reconhecer as fragilidades para ser alguém mais forte.
E para finalizar o encontro no segundo dia com chave de ouro a psicóloga, teóloga, mestre em administração de empresas e mágica, Meiry Kamia deu um show de mágicas e falou sobre os impactos do estresse, ansiedade e depressão e apresentou formulas para alcançar o sucesso.
Experiências
Para aquelas que foram pela primeira vez, ou quem já participou do encontro é sempre uma nova experiência. “Foi a primeira vez que fui ao encontro, e só tenho a agradecer a Cooperja e em especial a coordenadora Elisabete pelo convite! Foram dois dias de muito aprendizado, de novas amizades, de conhecer histórias de vida, e de luta de cada uma. Cada palestra nos mostrou o quanto podemos mudar, e sermos diferentes, pois a mudança está em nós mesmas. Eu como associada só agradeço pela oportunidade”, elogiou Edinara Rodrigues de Nova Santa Rita/SC.
Para associada Maria Clarisse Dewes Magnus da comunidade de Jacaré em Torres/RS, participar do encontro foi enriquecedor. “Além de trocarmos conhecimentos, fazermos novas amizades e nos divertirmos, aprendemos muito com cada palestrante que deixaram um pouco de si em cada uma de nós. Gratidão a todos envolvidos e principalmente a Cooperja. Precisamos de momentos como este só para nós”, declara.