Na sessão desta quarta-feira, dia 05, o vereador Jair Anastácio (PT) aprovou o projeto de decreto legislativo e a moção de reconhecimento n° 007/2022 e 020/2022, respectivamente, que visa conceder o título de cidadania honorária ao reverendo Paulo Roberto da Costa Duarte, além de homenagear à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – Paróquia Cristo Redentor – Araranguá, pelas suas 7 décadas prestando serviços à comunidade araranguaense.
O reverendo desde cedo teve sua vocação voltada ao sacerdócio, estudou no Seminário Teológico Dom Egmont Machado Krischke (SETEK) da Diocese Meridional, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, após 4 anos foi ordenado ao Diaconato, sendo este o primeiro grau de Sacramento da Ordem, não sendo ordenado para o Sacerdócio, mas sim para o serviço de caridade para com o povo, da proclamação da palavra de Deus e da Liturgia em Horizontina. A partir daí percorreu seu caminho, exercendo um grande trabalho social, evangelizando e expandindo a comunidade de fé, ajudando aqueles que mais necessitavam do senhor em suas vidas, até que em 2008 seu caminho se cruzou com a Cidade das Avenidas, se assentando neste município e se tornando posteriormente pároco da Paróquia Cristo Redentor, onde manteve residência até 2020.
Na Paróquia Cristo Redentor diversos araranguaenses foram e ainda são batizados, crismados, recebidos, casados no seio do anglicanismo. Deixando a sua marca por específicos 72 anos na cidade de Araranguá. A Paróquia sempre buscou proclamar as boas novas do reinado de Deus; Ensinar, batizar e nutrir os novos crentes; responder às necessidades humanas com amor; procurar a transformação das estruturas injustas da sociedade, desafiar toda espécie de violência, buscar a paz e a reconciliação; e Lutar para salvaguardar a integridade da Criação, sustentar e renovar a vida da Terra.
O reverendo Paulo Roberto da Costa Duarte trabalhou incansavelmente pelo município de Araranguá, principalmente em prol dos direitos humanos e sociais, fazendo do evangelho de Cristo o único instrumental para isso. Dentre tantas ações, o Reverendo Paulo é um exemplo de ser humano. Um cristão que vive o que prega, que tem sido luz para os menores dos filhos de Deus, que tem sido sal nessa sociedade. É um sinônimo de empatia.
Em 2021, Reverendo Paulo retorna a Araranguá como Pároco interino da Paróquia Cristo Redentor, e traz consigo o estandarte de que “Irá chegar um novo dia; um novo céu, uma nova terra; um novo mar; E nesse dia, os oprimidos A uma só voz, a liberdade, irão cantar”, engajando mais e mais as ações da paróquia em prol da denúncia incansável das injustiças sociais e provocando a comunidade a experimentar o evangelho de Cristo, Ruah encarnada, na prática.
É por meio destas alegações e por muito mais, que Jair Anastácio (PT) aprova o projeto e a moção acima mencionados, parabenizando o reverendo e à Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – Paróquia Cristo Redentor – Araranguá, pela excelência, dedicação e pelo compromisso com o povo araranguaense, o vereador Jair Anastácio acentua que “O reverendo Paulo Roberto da Costa Duarte representa o município de Araranguá, sobretudo aqueles que acompanham o seu trabalho, o qual às vezes passa despercebido… Deste modo, é de extrema honra homenagear este homem, reconhecendo-o como um cidadão araranguaense, e que com sua história de vida inspire e sirva de exemplo para todos nós, assim como para muitos líderes de igreja”. Jair ainda fala sobre a gratidão que o povo de Araranguá sente por todos os serviços prestados em prol da comunidade, e por se entregarem inteiramente a esta nobre tarefa de servir como âncora, lar e suporte a quem necessitar.