Com pouco mais de quarenta dias desde a decretação de Situação de Emergência nível II no município de Balneário Gaivota, a secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, Agentes de Saúde com apoio da secretaria de Obras, segue no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Segundo o último Boletim divulgado na sexta-feira, 28 de junho, o município registrou 142 casos confirmados, dos quais, 101 foram negativados (descartados), 28 são Autóctones (contraídos no município) e 07 são Alóctones (importados de outros locais) e 05 casos indeterminados, (em investigação) e apenas 01 caso aguarda resultado. Somente um óbito foi registrado por dengue.

As baixas temperaturas estão dando uma trégua, mas isso não significa que não há o perigo da doença, “o mosquito só fica mais lento mas ainda está na cidade, os cuidados para não deixar água parada deve continuar e ser uma preocupação constante de todos”, destaca uma agente de endemias”.
Nova nebulização nas áreas de risco
A equipe da Vigilância Epidemiológica está preparada para fazer uma nova nebulização, porém depende das condições do tempo (que não tenha vento ou chuva) e além disso os apicultores devem ser avisados com dois dias de antecedência, para que prendam as abelhas em suas respectivas caixas.

As ações de recolhimento de lixo e ações em residências cujas piscinas estejam sem tratamento, veranistas ou não, continuam assiduamente e algumas com auxílio da Polícia Militar.
Aviso à População
Devido ao aumento no número de casos autóctones no município de Balneário Gaivota, é necessário e primordial o uso de repelente por toda a população.
Reforce os cuidados: tire 10 minutos do seu tempo e cuide do seu pátio. Elimine criadouros do mosquito e proteja sua família.