Seu metabolismo não está lento. Sua rotina está.
Muitas pessoas acreditam que o metabolismo “lento” é o grande vilão da dificuldade em emagrecer. Mas, na realidade, o metabolismo costuma estar funcionando normalmente e o que impacta a queima de calorias é a rotina diária.
Para compreender melhor, o metabolismo é o conjunto de reações químicas que transformam os alimentos em energia para manter todas as funções do corpo: desde os batimentos cardíacos, respiração e digestão, até a reparação celular e a manutenção da temperatura corporal. Ele inclui:metabolismo basal e metabolismo ativo.
Basal: energia que o corpo gasta em repouso para manter órgãos vitais funcionando.
Ativo: energia usada nas atividades físicas, digestão e tarefas do dia a dia.
Fatores como idade, genética, composição corporal, alimentação, sono, estresse e prática de exercícios influenciam a eficiência do metabolismo.
Muitas vezes, a dificuldade para emagrecer não é culpa de um metabolismo lento, mas sim de hábitos diários desorganizados: horários irregulares para refeições, sedentarismo, privação de sono ou excesso de estresse. Pequenas mudanças, como estabelecer horários consistentes para as refeições, movimentar-se ao longo do dia, reduzir o estresse e priorizar boas noites de sono, podem fazer o metabolismo funcionar de forma mais eficiente.
Mesmo com essas mudanças, o metabolismo não “trava”. Ajustar hábitos diários – como manter horários regulares para refeições, fazer exercícios, dormir bem e reduzir o estresse – ajuda a otimizar o metabolismo e a queima de energia, independentemente da idade.
Em resumo: não é o seu metabolismo que está travado, é a sua rotina que precisa de ajustes estratégicos. Ajustando hábitos e cuidados diários, você permite que seu “motor” corporal funcione melhor e consiga queimar energia de forma natural e saudável.
AMANDA DE VARGAS DE OLIVEIRA
Nutricionista especialista em saúde mental | CRN10 9720
https://www.instagram.com/amandavargasnutri



