Hidratação, saúde física e mental
O consumo de água em quantidades adequadas é extremamente importante para a saúde e para o bom funcionamento do organismo como um todo. Além de realizar o transporte de oxigênio e nutrientes pelo corpo, auxilia na eliminação de toxinas e participa de diversos processos no organismo.
Indivíduos que não bebem água em quantidades adequadas e possuem algum nível de desidratação podem sofrer com vários sintomas, inclusive relacionados ao cérebro, como fadiga, perda de memória, sonolência, piora no humor, falta de atenção e concentração, isso porque nosso cérebro precisa de energia e nutrientes para realizar de forma adequada suas funções, quando falta água, o transporte desses nutrientes é prejudicado, podendo ocasionar em falhas no funcionamento cerebral.
A boa hidratação também colabora com o trato gastrointestinal, o bom funcionamento do intestino depende do consumo adequado de fibras e de água, que auxilia na formação e eliminação das fezes, evitando quadros de constipação.
Além promover uma melhor circulação, aumentando a fluidez do sangue, colaborando para a manutenção da frequência cardíaca, da pressão arterial e para boa aparência e textura da pele.
Aos indivíduos que buscam hipertrofia, importante que saibam que atividades musculares apresentam melhor desempenho quando o corpo está hidratado. E que os músculos são compostos de muita água, sendo assim, menos água no corpo pode significar menos massa muscular.
A quantidade ideal da ingestão diária de água varia de acordo com as características físicas de cada indivíduo, e de acordo com fatores como a prática de exercício físico e as condições climáticas. Mas para auxilia-lo, eu trouxe um cálculo básico que ajuda a descobrir a quantidade ideal aproximada para o seu organismo.
Calcule: 35ml x peso (kg) OU 40ml x peso (kg)
A segunda fórmula se aplica principalmente para indivíduos que se encontram em regiões mais quentes, ou quando há prática intensa de exercícios físicos.
Algumas estratégias para auxiliá-lo na ingesta de água ao longo do dia:
• Leve sempre com você uma garrafinha.
• Estipule horários para beber água.
• Quando for beber algo com as refeições, dê preferência para a água.
• Se necessário, baixe aplicativos com lembretes de beber água.
Amanda de Vargas de Oliveira
Nutricionista Especialista em Saúde Mental | CRN10 9720
https://www.instagram.com/p/CwnVob7uOVS/?igsh=MXM3aTZsOW1nb20yYw%3D%3D&img_index=1