Cafeína no Pré-Treino: Energia, Foco e Performance
A cafeína é um dos suplementos mais estudados e utilizados no universo esportivo — e com razão. Quando usada estrategicamente, ela pode ser uma grande aliada para quem busca mais energia, foco e desempenho durante os treinos.
Naturalmente presente no café, em alguns chás, guaraná e cacau, a cafeína é uma substância estimulante que age principalmente no sistema nervoso central. Sua ação promove o aumento da atenção, redução da percepção de esforço e fadiga.
Recomenda-se o consumo da cafeína cerca de 1 hora antes do treino, já que seu efeito começa entre 30 e 60 minutos após o consumo.
A dosagem eficaz pode variar conforme o peso corporal e a sensibilidade individual. De forma geral, recomenda-se uma dose entre 3 a 6 mg por quilo de peso corporal. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg pode se beneficiar de uma dose entre 210 a 420 mg de cafeína.
Mas doses acima de 400 mg por dia podem causar efeitos colaterais como insônia, taquicardia, ansiedade e desconforto gastrointestinal — por isso, o uso deve ser individualizado e preferencialmente orientado por um nutricionista. Além de que, o horário em que será consumida também pode atrapalhar em questões como o sono.
Importante lembrar: A cafeína não é indicada para todas as pessoas. Quem tem hipertensão, distúrbios do sono, ansiedade ou sensibilidade à substância deve ter cautela. Além disso, seu uso frequente pode gerar tolerância, reduzindo seus efeitos com o tempo.
Caso você decida utilizar a cafeína como pré-treino, lembre-se que como todo recurso nutricional, deve ser ajustada de acordo com suas necessidades e objetivos.
AMANDA DE VARGAS DE OLIVEIRA
Nutricionista especialista em saúde mental | CRN109720