Alimentos “zero” podem ser consumidos sem moderação?
Os alimentos classificados como “zero” (como os que têm zero calorias, zero açúcar, zero gordura, etc.) são frequentemente vistos como uma opção mais saudável, especialmente por aqueles que buscam controlar o peso ou evitar certos ingredientes. E eles podem sim ser consumidos em uma alimentação equilibrada, mas é importante ter atenção a alguns pontos:
Composição e equilíbrio nutricional: O ideal é manter uma dieta equilibrada, com alimentos naturais, afinal, os alimentos classificados como “zero” são um tipo de alimento que mesmo não contendo calorias, açúcares ou gordura, são alimentos, geralmente, pobres em nutrientes essenciais, pouca ou nenhuma quantidade de fibras, vitaminas e minerais.
Substituição de ingredientes naturais: Produtos “zero” muitas vezes contêm adoçantes artificiais, conservantes e outros aditivos que, em grandes quantidades, podem ter efeitos negativos à saúde.
Saúde mental: O consumo de alimentos “zero” pode criar uma sensação de que se pode comer grandes quantidades sem culpa, o que pode levar ao consumo excessivo e à falta de controle em outros aspectos da alimentação. Por isso é importante se atentar sempre as quantidades e frequência de consumo.
Além disso, a busca constante por alimentos “zero” pode gerar uma relação desequilibrada com a comida, levando a hábitos alimentares pouco saudáveis, como o consumo de muitos alimentos processados em vez de alimentos frescos e nutritivos.
Para algumas pessoas, alimentos “zero” podem ser úteis como parte de uma estratégia de controle de peso, principalmente se usados com moderação e dentro de um plano alimentar equilibrado.
Portanto, os alimentos “zero” podem ser consumidos, mas com moderação e sempre como parte de uma alimentação equilibrada, priorizando alimentos nutritivos e naturais.
Amanda de Vargas de Oliveira
Nutricionista especialista em saúde mental | CRN10 9720