Natal, exageros e culpa
Chegou dezembro, último mês do ano, marcado pelas confraternizações, comemorações e pelo Natal. Na coluna de hoje falaremos principalmente sobre alimentação nesta data. Essa é uma época especial para muitas pessoas, marcada por celebrações com amigos e familiares, e, muitas vezes, por uma abundância de alimentos deliciosos.
Porém, é comum que algumas pessoas sintam culpa por se permitirem comer mais do que o habitual durante as festividades. Aqui estão alguns pontos para refletir sobre o Natal, alimentação e a importância de deixar a culpa de lado:
Lembre-se que o Natal é também um momento de convivência. Não é apenas sobre comida. Essa data simboliza um momento de união, amor e celebração. É uma chance de se conectar com as pessoas importantes em sua vida e criar memórias afetivas. Nessa ocasião, o comer fora da rotina, pode ser um reflexo do prazer de estar junto das pessoas que amamos, mas isso não deve ser fonte de culpa.
Alimentação equilibrada é uma escolha de longo prazo. Manter sua alimentação equilibrada é muito importante, e por isso, no Natal, assim como em outros eventos especiais, deve ser de maior atenção com quem está ao seu redor e não com regras alimentares, e se permitir sair um pouco da rotina faz parte. Experimentar comer os pratos típicos de forma consciente e sem excessos prejudiciais, não vai comprometer a sua saúde, desde que isso seja uma exceção e não uma regra.
Foque em comer com consciência. Saboreie a comida, aprecie a companhia das pessoas ao seu redor e curta a celebração. Afinal, o equilíbrio é a chave. Em vez de tentar seguir uma dieta rigorosa ou evitar completamente os alimentos festivos, tente encontrar o equilíbrio. Aproveite os pratos que você ama, mas também inclua alimentos nutritivos e saudáveis na sua refeição.
Em resumo, o Natal é momento de se reunir com pessoas que amamos, celebrar a vida e aproveitar a comida de forma inteligente. A culpa não deve fazer parte dessa experiência. O foco deve ser no prazer e no amor, com consciência e respeito ao corpo e à mente.
Amanda de Vargas de Oliveira
Nutricionista especialista em saúde mental | CRN10 9720