Intolerância a lactose pode surgir na fase adulta?

A intolerância à lactose é uma condição em que o organismo tem dificuldade para digerir o açúcar chamado de “lactose”, encontrado no leite e em produtos derivados.

Isso ocorre devido à deficiência ou à produção insuficiente de lactase, uma enzima produzida no intestino delgado e responsável pela quebra da lactose em açúcares menores, para serem absorvidos pelo organismo.

E essa condição pode se desenvolver em qualquer fase da vida.

Conforme envelhecemos, a produção de lactase pode diminuir naturalmente, o que faz com que a digestão da lactose se torne mais difícil.

Algumas condições de saúde, como infecções intestinais, doenças inflamatórias intestinais e até cirurgias no intestino, também podem contribuir para a intolerância à lactose em adultos.

Nesses casos, o intestino fica temporariamente incapaz de produzir lactase, mas, caso a condição seja tratada, é possível que a produção de lactase seja retomada.

Então, diferente do que muitos pensam, embora algumas pessoas nasçam com intolerância à lactose, isso é mais raro de acontecer e o comum, na verdade, é que a condição se desenvolva com o passar dos anos.

Os sintomas dessa condição variam de leves a intensos, dependendo da quantidade de lactose ingerida e da capacidade de produção de lactase de cada pessoa.

E os sintomas mais comuns incluem:

– Inchaço abdominal e gases;

– Diarreia;

– Cólicas e dores abdominais;

– Náusea e, em casos mais graves, vômitos.

Caso você perceba sintomas como inchaço, gases, diarreia ou desconforto abdominal após consumir laticínios, pode ser interessante consultar um nutricionista ou médico para investigar a possibilidade de intolerância à lactose.

AMANDA DE VARGAS DE OLIVEIRA

Nutricionista especialista em saúde mental | CRN 9720

https://www.instagram.com/amandavargasnutri