Privação de sono e aumento da fome

Um sono de má qualidade ou a privação do sono causará alterações hormonais no seu organismo, que podem dificultar seu processo de emagrecimento ou até ganho de massa muscular.

Durante o sono além de ocorrer o reparo de energia gasta ao longo do dia, nosso organismo produz hormônios que regulam nosso metabolismo, dentre eles: a GRELINA e LEPTINA, que são responsáveis pela sensação de fome e de saciedade, respectivamente.

Quando você dorme mal ou em quantidade insuficiente, ocorrem alterações na produção desses hormônios, haverá um aumento na produção de grelina e diminuição da leptina, o que o leva a sentir mais fome no dia seguinte.

E além do aumento da fome, quando você não tem um sono reparador, ocorrem também alterações no sistema neuronal, gerando estresse e afetando a regulação emocional, então quando você acorda cansado, é maior a chance de você buscar por alimentos mais ricos em açúcares e carboidratos, buscando energia de forma mais rápida e alimentos que promovem sensação de prazer.

Ou seja, cansaço do dia seguinte atrapalha sua capacidade de prever e atrasar recompensas, você passa a querer a recompensa e o conforto “agora” e as consequências de longo prazo acabam perdendo a importância.   

Sendo assim o sono ruim ou a privação do sono podem ser prato cheio para desenvolver indisciplina e frustração, além de aumentar o risco do desenvolvimento de sobrepeso e obesidade.

E se você é uma pessoa que costuma ter dificuldade para dormir ou um sono de má qualidade, volte aqui na semana que vem para ter dicas de como melhorar seu sono, para prevenir as más escolhas alimentares e manter sua saúde em dia.

Fonte imagem: CRISPIM, Cibele Aparecida et al. Relação entre sono e obesidade: uma revisão da literatura. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, v. 51, p. 1041-1049, 2007.

Amanda de Vargas de Oliveira

Nutricionista Especialista em Saúde Mental | CRN 9720