Alimento integral é mais saudável?
É comum pensar que para se ter uma alimentação saudável é necessário substituir alimentos comuns por alimentos na sua versão integral, como mudar o arroz branco pelo integral, por exemplo. Por isso hoje vim te contar quais as diferenças entre esses alimentos, para que você realmente saiba qual a melhor opção para sua saúde.
Os grãos e cereais que não passam por nenhum processo de refinamento caracterizam os alimentos integrais, justamente por não serem refinados, eles mantêm em sua composição as cascas e películas protetoras do alimento, garantindo assim uma quantidade maior de fibras e micronutrientes (vitaminas e minerais) comparado aos refinados.
As fibras presentes nos alimentos integrais colaboram para a manutenção da saúde, auxiliam no funcionamento intestinal, atuam no controle da saciedade, auxiliam na redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue.
Mas caso você não se adapte aos alimentos integrais, saiba que você pode suprir a quantidade de fibras e micronutrientes necessários para manutenção da sua saúde por meio de outros alimentos, como frutas, verduras e legumes.
Ou seja, se você mantém uma alimentação adequada nutricionalmente e não gosta de alimentos integrais, não há necessidade de modificar o consumo dos alimentos refinados para os integrais, basta manter sua alimentação equilibrada, garantindo dessa forma os nutrientes de que seu corpo precisa.
Outro ponto importante que deve ser levado em consideração nos casos em que você optar pelo consumo de alimentos integrais é a leitura da rotulagem, os alimentos industrializados possuem sua lista de ingredientes em ordem decrescente (o primeiro ingrediente é o que mais tem na composição e o último da lista menos tem na composição), dessa forma, opte sempre pelas listas onde o ingrediente integral está antes do refinado, garantindo sua característica de alimento integral.
AMANDA DE VARGAS DE OLIVEIRA
Nutricionista especialista em saúde mental | CRN 9720