A flexibilidade pode salvar seu objetivo

Você já deve ter escutado a expressão popular “chutar o balde”, correto? Quando se trata de seguir uma dieta, esta é uma fala bastante reproduzida. Aliás, nas situações em que a pessoa “joga para o alto” ou desiste do que se propôs seguir, “chutar o balde” é o que traduz a escolha.

Esse “chutar o balde”, acontece quando há algum desvio do que estava proposto no planejamento ou do que foi orientado. Isso, pois, muitas vezes há o sentimento de frustração e não se sentir capaz de seguir à risca o combinado e o resultado cai em outra expressão, também conhecida: “agora que já comi isso, vou comer isso também”.

Podemos pensar que se segurarmos um balde real, com algo dentro, ao soltarmos, ficamos mais leves, já que resta um peso a menos. Entretanto, no balde do qual nos referimos nessa conversa, estão as suas responsabilidades, sua dedicação para melhorar os seus hábitos, a sua saúde, seu físico e tantas outras melhoras que a alimentação saudável e equilibrada pode te proporcionar.

Sendo assim, se você chuta esse balde, junto dele seus objetivos, metas e sonhos de evolução vão para longe de você. Por isso, NÃO CHUTE O BALDE, mas entenda, que no meio do caminho, existe a oportunidade de encostar ele no chão e relaxar suas mãos.

O que quero que você entenda é que você deve, sim, seguir o máximo possível com seu balde em mãos, para que saia do lugar, chegando onde você deseja. Siga ao máximo do seu plano e orientações, mas se, em algum momento, você decidir encostar seu balde no chão, tenha calma e consciência.

Ao escolher consumir alimentos que estão fora do seu plano alimentar ou ao retornar a algum hábito não saudável (consumo de álcool, faltar no exercício físico), logo em seguida retorne ao que foi proposto a você. Dessa forma você caminhará ao encontro do seu objetivo. Além do mais, a flexibilidade é uma das chaves para uma vida saudável.

Amanda de Vargas de Oliveira

Nutricionista Especialista em Saúde Mental | CRN 9720

https://www.instagram.com/amandavargasnutri