Afinal, sopa é almoço?
As temperaturas começam a ficar cada vez mais baixas. Com esse tempinho frio, além da importância de ajustar a alimentação para ajudar a manter o corpo aquecido, surge também a vontade de comer algo mais confortante, como caldos e sopas.
Então hoje vim te trazer algumas dicas para montar uma sopa nutritiva. Afinal, uma sopa completa pode sim ser sua refeição do almoço ou jantar.

Se atente as dicas:
1) Tenha como base da sopa legumes frescos. Escolha pelo menos duas variedades desse grupo: chuchu, cenoura, abobrinha, abóbora, couve-flor, espinafre, brócolis, garantindo dessa forma o consumo de vitaminas, minerais e fibras.
2) Adicione alguma fonte de amido para dar cremosidade ao preparo: batata inglesa, batata doce, mandioca, inhame.
Caso opte por adicionar arroz ou macarrão, dê preferência as opções integrais.
3) Inclua uma fonte de proteína animal magra: frango ou carne (moída ou desfiada) ou uma proteína vegetal: feijão, ervilha ou lentilha.
4) Evite o excesso de ingredientes calóricos e gordurosos, como azeite, queijos gordurosos e bacon.
5) Utilize sempre temperos naturais (cebola, alho, salsão, ervas frescas e especiarias.
Vale lembrar que embora a sopa seja uma opção super saudável e nutritiva, é importante equilibrar as porções e evitar exageros. Esteja sempre atento aos seus sinais de fome e saciedade. E consulte seu profissional sobre as quantidades ideais para seu consumo.
Amanda de Vargas de Oliveira
Nutricionista Especialista em Saúde Mental | CRN 9720