Alunos das escolas municipais Alda Santos de Vargas e Alcides de Souza Pereira participaram no dia de hoje, 2, do Projeto Golfinho. O Programa Educacional Golfinho, que teve seu início nas praias, vem sendo implementado em escolas municipais da região do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, que compreende a AMESC e a AMREC.

O Programa surgiu há mais de dez anos, pensado para reduzir as altas estatísticas de afogamento, em especial, das crianças, causando óbitos. Assim, o Projeto Golfinho, como é carinhosamente chamado, reúne crianças entre  7 e 11 anos, para aprenderem a aproveitar praias, rios, lagos e piscinas de maneira segura, promovendo boas relações com o meio-ambiente.

Durante o programa, os pequenos sombrienses receberam orientações de forma lúdica sobre como evitar acidentes, como utilizar áreas aquáticas para lazer, como interpretar sinais de segurança, como reconhecer os perigos associados à água, combater brincadeiras prejudiciais ao serviço de guarda-vidas, e também são conscientizados sobre a preservação do meio ambiente.

Os ensinamentos foram ministrados pelos instrutores do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, Bombeiros Militares, Bombeiros Comunitários ou Guarda-Vidas. Todos os alunos que participaram do curso de oito horas receberam um uniforme do projeto, composto por uma camiseta e um boné, além do certificado.

O encerramento do Programa e a formatura acontecerão amanhã, terça-feira, às 9 e às 15 horas, no Centro Esportivo Multiuso, no bairro Parque das Avenidas.