Na última quarta-feira, dia 13, estudantes das escolas municipais Antônio Stuart, Nair Alves Bratti e Nilza Matos Pereira, de Sombrio, participaram do Programa Educacional Golfinho. Esse projeto, criado há mais de uma década pelo 4º Batalhão de Bombeiro Militar, busca reduzir as taxas de afogamento, especialmente entre crianças, e já alcança as redes escolares da AMESC e AMREC.
Destinado a crianças entre 7 e 11 anos, o Projeto Golfinho ensina de maneira lúdica sobre o uso seguro de praias, rios, lagos e piscinas. O programa aborda temas como interpretação de sinalizações de segurança, identificação de riscos aquáticos e a importância de preservar o meio ambiente. As orientações foram conduzidas por instrutores do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, Bombeiros Comunitários e Guarda-Vidas, que enriqueceram a experiência com atividades práticas e educativas.
Ao longo do curso de oito horas, os participantes receberam uniformes com camiseta e boné do projeto e, ao final, um certificado de conclusão. A formatura, marcada para hoje, quarta-feira, ocorrerá no Centro Esportivo Multiuso, no bairro Parque das Avenidas, celebrando o aprendizado e o compromisso dos pequenos com a segurança e a preservação ambiental, com o tradicional banho de mangueira.