A Cooperja recebeu, na última semana, a visita de estudantes do curso de Agronomia da UFSC. O objetivo principal da visita foi conhecer o sistema de suporte técnico e de comercialização adotado pela cooperativa, um tema pouco abordado no curso, mas que tem despertado grande interesse dos acadêmicos. Afinal, a comercialização eficiente é uma etapa fundamental no processo produtivo.

Durante a viagem de estudos, os alunos também tiveram a oportunidade de explorar a realidade do sistema produtivo de frutas no Sul de Santa Catarina, visitando propriedades de cultivo de maracujá, pitaia e amora.

Acompanhados pelo professor Alberto Brighenti, o grupo visitou a propriedade do cooperado Francisco Zakerzeski, no município Jacinto Machado/SC, onde puderam conhecer os pomares de amora e pitaia. Em seguida, na propriedade do cooperado Leandro dos Santos, em Santa Rosa do Sul/SC, tiveram contato com o cultivo de maracujá, aprofundando seus conhecimentos sobre o manejo dessas culturas.

“Os cursos de agronomia de maneira geral, preparam os agrônomos para serem bons no sistema produtivo, porém a gestão da comercialização é um tema pouco dominado, mas fundamental para o sucesso da atividade. E nós com o tempo, fomos aprendendo esta arte e hoje podemos contribuir um pouco com os novos agrônomos, despertando neles o interesse por esta área”, explica o Gerente do Pomar Cooperja Delcio Macarini.