Os alunos do quarto e quinto ano da Escola Nair Alves Bratti, no bairro Parque das Avenidas, de Sombrio, participaram de uma viagem no tempo! A ideia começou na sala de aula, onde eles estudaram sobre os animais de pré-história, seus hábitos de vida e seus costumes. Depois, surgiu a ideia de levá-los para fazer uma trilha na paleotoca da vizinha Jacinto Machado, para conhecer de perto como viviam estes animais.
A ideia foi das professoras Niura Ferreira Soares e Márcia Silvano, para que os pequenos sombrienses pudessem ver bem de perto as paleotocas, aproximando os alunos de um conhecimento mais significativo.
“Buscamos aproximar nossos alunos dos rastros deixados pelos animais da pré-história, conteúdo presente em nosso currículo. Trabalhamos a pré-história por tanto tempo e este trabalho dá mais significado ao que vimos em sala de aula”, disse Niura.
As paleotocas são furnas cavadas por tatus e preguiças gigantes que fazem parte da megafauna. Eles viveram no território nacional durante o período pré-histórico e cavaram estes túneis há mais de dez mil anos. Elas ficaram famosas em cadeia nacional semana passada, quando um importante programa de televisão fez uma matéria sobre as belezas da região.