A Polícia Militar de Jacinto Machado, recebeu uma denúncia no início deste mês, que um adolescente estava postando fotos em uma rede social ostentando armas.
A informação causou preocupação na cidade e a PM imediatamente foi até a residência do jovem proprietário das armas. Ao chegar no local, os policiais militares verificaram que se tratava de armas de airsoft, também conhecidas como simulacros ou armas brancas.
No entanto, como o proprietário não apresentou a documentação necessária para a posse das armas, elas foram apreendidas pela PM.
É importante lembrar que as réplicas de armas, mesmo sendo simulacros, precisam ter a documentação que autoriza sua posse e nunca devem ser fornecidas a menores de idade. Infelizmente, segundo a PM, não são poucos os casos em que crianças e adolescentes postam fotos em redes sociais apenas para se exibir.
No entanto, essa atitude irresponsável pode causar pânico e instabilidade na sociedade, especialmente no ambiente escolar. Por isso, tais postagens podem ensejar a apreensão dessas armas e a responsabilização de quem pratica o ato ou de seus responsáveis.
É importante ressaltar que as armas de pressão, como as de airsoft e paintball, precisam obedecer a algumas regras desde a sua fabricação, a aquisição e o uso. Algumas dessas regras incluem a autorização do Exército para compra, a posse do documento que autorizou a compra e a nota fiscal, a proibição de circulação sem a devida autorização, a proibição de condução ostensiva e a venda proibida para menores de 18 anos.
Além disso, a extremidade do cano dessas armas deve ser pintada na cor laranja, para identificar que não se trata de uma arma real.
“Essas armas também são costumeiramente usadas para cometer assaltos ou outros atos criminosos”. É importante ressaltar que as armas de pressão, como as de airsoft e paintball, podem ser utilizadas para prática esportiva e lazer, e não necessariamente para cometer crimes. No entanto, é preciso que sejam utilizadas de forma consciente e responsável, seguindo as regras e regulamentações.


