Por volta das 16h desta sexta-feira, dia 17, o Corpo de Bombeiros foi acionado para se deslocar na beira da praia, no centro de Balneário Gaivota para atender uma vítima em parada cardiorrespiratória. Quando os socorristas chegaram no local, o idoso de 69 anos apresentava ausência de sinais vitais.
Conforme relatos de populares, a vítima estava pescando na beira da praia, quando teve um mal súbito, caindo ao chão. Os populares acionaram os guarda-vidas de serviço (Coordenador de Praia Bombeiro Militar e guarda-vidas civil) que prestaram atendimentos até a chegada da guarnição de atendimento pré-hospitalar, que continuou com os procedimentos de reanimação cardiopulmonar com auxílio do desfibrilador automático externo, até a chegada da equipe do Saer/Sarasul.

Foi iniciada manobras avançadas de vida pela equipe do Sarasul e, após 5 “longos” minutos, o paciente voltou com ritmo cardíaco e pulso. Rapidamente foi preparado para deslocamento ao Hospital São José de Criciúma, sendo que durante o transporte, o idoso apresentou nova parada cardíaca sendo revertida prontamente.
A ambulância avançada do Samu prestou apoio no Batalhão dos Bombeiros em Criciúma, finalizando assim o deslocamento até o Hospital São José. O estado da vítima é gravíssimo.
Portal Agora


