Os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola João dos Santos Areão, em Santa Rosa do Sul, participaram de uma palestra na manhã desta quarta-feira, dia 15, com a prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha.
O projeto Mulheres do Território Catarinense foi idealizado pela professora da escola e Diretora de Turismo e Cultura do município, Márcia Fernanda da Rosa. Em uma conversa sobre empoderamento feminino e política, a prefeita contou sua trajetória de vida e declarou aos alunos: “Tenho muito orgulho em ser política!”
A plateia atenta ouviu a palestrante contar sobre sua caminhada “Isto passa por um trabalho de dedicação, de responsabilidade e discernimento. Eu já fui professora, diretora de escola, secretária de saúde, onde fiquei 16 anos em um trabalho árduo. Meu projeto de vida não era ser candidata, mas eu fui e hoje sou prefeita eleita, em uma maioria esmagadora de homens.”
Gislaine também falou aos alunos sobre ações da gestão municipal na defesa dos direitos das mulheres, contra a violência doméstica, no projeto Liberdade Feminina e do projeto que engloba também os homens que agem de maneira violenta, o Sombrio para Eles.
Segundo a prefeita, não é raro em reuniões ser confundida com uma assessora, mas isto não a intimida: “A mulher deve acreditar em seu posicionamento, em seu potencial, ser determinada e ocupar seu espaço, não à frente do homem, mas em uma linha de igualdade.”
Gislaine Cunha, foi uma das 28 mulheres eleitas prefeitas em 2020, em um total de 98 candidatas para todos os 295 municípios catarinenses. Isto representa 9,49% dos municípios do estado.