Mais de quatro mil alunos da rede municipal de ensino volta às aulas nesta terça-feira, 13 de fevereiro, em Sombrio, nas Escolas e nos Centros de Educação Infantil, com muitas novidades para o ano, desde estruturas dos prédios até doações para alunos.
Pais, mães, tutores e crianças que chegarem no Centro de Educação Ifantil castelinho da criança, no bairro São José, vão se deparar de imediato com duas diferenças para anos anteriores. Primeiro é um espaço maior, mais salas de aula para atender mais crianças, ampliando as vagas de um ano para o outro e transformando totalmente a fachada. Segundo é o asfalto de acesso à creche, que foi feito em janeiro e dá também uma mudança a comodidade de ir e vir levar e buscar os pequenos.
Outro espaço que pais e alunos poderão ver a diferença é no CEI Paraíso da Criança, com reforma no telhado, também visando mais segurança e conforto a todos. No Bairro São Luiz, o CEI Sombrio Criança apresentará à comunidade a sua ampliação, ainda em andamento, mas que será entregue ainda no primeiro semestre, com novas salas de aulas e mais vagas para os pequenos sombrienses.
“Ao todo, só de estrutura de creches passaremos de 200 novas vagas na rede municipal em 2023 e com projeto de iniciar obras que farão ainda mais. O CEI Sonho de Criança, por exemplo, na Guarita, deverá ter sede nova, fora do local atual, com mais espaço e mais vagas’, explica a secretária municipal de educação, Rita de Cássia da Silva Costa.
Escolas também com novidades
As escolas de Sombrio também têm ambientes novos a serem mostrados aos alunos que chegam para estudar do primeiro ao nono ano. A mais imponente obra é a da escola Alcides de Souza Pereira, do bairro Raizeira, que recebe seis novas salas de aula e a total transformação de sua fachada, onde foram construídos os novos espaços. Única escola com Ensino Integral atualmente em Sombrio, há anos tinha sua necessidade de ampliação e após passar por reformas essenciais em sua estrutura, agora ganha essa nova cara.
Na Escola Professora Egídia Emerim Cardoso, bairro São Pedro, a sonhada quadra coberta está em fase final de construção e estará a disposição de todos os alunos e da comunidade nos próximos dias. Além disso, o refeitório da escola recebe paredes laterais a pedido da Associação de Pais e Profissionais da escola, para dar mais segurança na hora da merenda e nos intervalos de recreação.
Na escola Professora Nilza Matos Pereira, bairro São Francisco, os alunos acompanharão o dia a dia de uma obra única na região: a piscina semiolímpica. A novidade estará a disposição para a escola e para a comunidade esportiva, podendo também ser parte de projetos sociais.
Outra escola que teve obra, essa para voltar a um sistema antigo é a Fioravante Minatto, na Garuva, que teve novos muro e entrada construídos, também com pedido de pais, professores e de moradores próximos.
E a escola Alda Santos de Vargas entrará ano letivo em reforma de seu saguão, do hall e da quadra coberta, além de ações nas salas de aula, com o objetivo também de melhorar o ambiente.
“Seja as obras prontas ou as iniciadas, Sombrio segue trabalhando em sua estrutura para alunos e professores tenham tranquilidade para o foco principal, que é o nível de ensino em nossas escolas. O salário do corpo docente municipal é o melhor da região e um dos mais altos do estado, somando tudo isso a gente consegue chegar ao objetivo de ter crianças e adolescentes se transformando e transformando a cidade através da educação”, reforça a prefeita Gislaine Cunha.
Uniformes e material escolar gratuito
Talvez a grande novidade de 2023 na educação sombriense esteja com a doação de uniformes escolares e kits de material escolar para 100% dos alunos do ensino infantil e do ensino fundamental.
Creches e escolas já começam o primeiro dia do ano letivo entregando os kits de material escolar com mochila, estojo, cadernos, dicionário, lápis, lápis de cor, cola bastão e agenda.
“É muito triste ver pais muitas vezes não tendo como comprar materiais escolares novos aos seus filhos. E isso se tornará uma preocupação a menos este ano”, salienta a prefeita.
No início de março será a vez dos uniformes escolares. Neste momento, com roupas de verão, também para todos os alunos e na metade do ano com roupas de inverno, como calças e jaquetas.
“É mais uma preocupação que os pais têm e muitos não conseguem mandar fazer para seus filhos, ou comprar. Vamos doar uniforme a todos os alunos também pela igualdade. Nenhum aluno entrará numa escola do município sem ter o vestir, sem ter seu material de qualidade ou sem ter uma alimentação descente e nutritiva. Isso também é pensar na qualidade de ensino, mas na saúde, no bem estar, na autoestima e no desenvolvimento e integração social de nossas crianças, lembra a prefeita.
Alimentação
A partir desta terça-feira, nas creches e escolas de Sombrio, serão produzidas diariamente cerca de 10.500 refeições, um total de 210 mil por mês. Nas escolas de período integral são três refeições diárias para cada criança. Nas escolas de período parcial uma por dia por aluno. Nas creches são de cinco a seis refeições diárias para cada um, tudo com uma nutricionista responsável.
Por semana são enviados em torno de 3,5 toneladas de hortaliças e frutas fresquinhas, maioria oriunda da agricultura familiar sombriense, ou seja, 14 toneladas por mês, além de 900 quilos de carnes como, filé de tilápia, carnes em cubo bovina, carne moída, peito de frango, coxa e sobrecoxa de frango.
“A resolução 06/2020 é a lei mais recente sobre o Programa Nacional de Alimentação escolar. É com base nessa resolução que o cardápio é elaborado para ser servido aos alunos, um cardápio rico em vitaminas e Ferro”, explica a nutricionista da Secretaria, Annayra Rezende.
Todo o cardápio é planejado para atender as necessidades nutricionais dos alunos, visando uma alimentação de qualidade e mais saudável. Diariamente são servidos legumes, verduras e frutas. Nas escolas o cardápio é composto por três dias de almoço (carnes, arroz/feijão, legumes e fruta) e dois dias de lanches (pão com carne, bolachas e bolos). Nas creches o cardápio não tem adição de açúcar e nenhum alimento ultra processado. Frutas estão presentes no mínimo duas vezes por dia e assim se trabalham também os hábitos alimentares desde a primeira infância.
“Eu tenho muito orgulho do trabalho feito na educação de nossas crianças e cada vez mais estarei aqui, como mãe e avó que sou, me preocupando para que todos os detalhes sejam vistos e todas as demandas atendidas, dentro da nossa responsabilidade com as fianças municipais, mas acima de tudo, da responsabilidade com o crescimento dos pequenos sombrienses”, conclui Gislaine.