Ensine a pescar em vez de dar o peixe
Mais uma vez o governo federal faz um gesto social com os nossos impostos. Ajudar os necessitados é um dever dos governos, desde o municipal, estadual e federal. Mas o que não pode é deixar estas pessoas ficaram dependentes destas ajudas. Para isto teria que ter uma triagem feita pelas assistentes sociais dos municípios e que fosse por um tempo ilimitado ou em caso de doenças e outros. Infelizmente estamos tendo problemas com a falta de mão de obra, porque tem gente que somando e vendo que em casa ele ganha igual ou mais do que se for trabalhar, prefere não trabalhar.

Bolsa família, bolsa escola, vale gás, auxilio energia elétrica, auxilio creche e outros, são importantes sim, é importante ajudar, mas com triagem e para quem precisa e por tempo determinado. Caso contrário estamos criando uma sociedade onde os mais marginalizados ficarão sempre reféns dos atuais governos e votos de manobra.
Minotto ajuda a agricultura de São João Sul
A agricultura, responsável por mais de 60% da renda de São João do Sul, recebeu um importante reforço nesta segunda-feira, dia 8 de setembro. O município foi contemplado com um trator agrícola, uma grade aradora e duas ensiladeiras, que passam a integrar a estrutura da Secretaria Municipal de Agricultura.
A destinação é resultado de recursos viabilizados pelo deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), que destacou ter recebido a solicitação de São João do Sul e reconheceu a importância desse investimento para a economia local.

A Administração Municipal agradeceu ao deputado Rodrigo Minotto pela atenção e pelo olhar voltado à agricultura de São João do Sul, que foi no valor de 500 mil reais.
Tiago representando a Alesc no Chile

Deputado Tiago Zilli (MDB), está no Chile, onde representa a ALESC na cidade de Temuco, no Chile, na 11ª Conferência Internacional de Geoparques da UNESCO. Temuco é uma cidade de 260 mil habitantes, que vivia praticamente da Agricultura, e a palavra Temuco quer dizer, Temu = Árvore e Co. = Água…Temuco Água da Árvore na língua Indígena Mapuche. Para quem não sabe o Extremo Sul temos vários municípios que também pertence ao Geoparque da Unesco, Deputado Tiago, participando para trazer para nossa região o que pode ser implantado aqui.
Qual é o futuro do Ex-presidente Bolsonaro?
Até o fechamento da minha coluna, a primeira Turma que tem cinco ministros, composta por Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux, o placar estava em 2 votos pela condenação e 1 voto pela anistia.
Não entendo porque apenas 5 ministros votam, porque não os 11 ministros? Se para outros crimes são mais ministros que votam. Será que é coincidência? Será que a gravidade é menor, ou é para ter certeza na condenação? Os três votos até agora foram: Pela condenação Moraes e Dino, e pela anistia o Ministro Fux. O resultado já se sabe o que vai dar.
Jacinto Machado

Para melhorar o escoamento da água da rua Celso Ramos, a rua da rodoviária, a Secretaria de obras da Prefeitura de Jacinto Machado, sob o comando do prefeito Sander Just e da execução do Secretário Valdir Furlanetto está trocando a tubulação, o que deverá acabar com as inundações em dias de muita chuva.
Araranguá
A Administração Municipal de Araranguá, por meio da Vigilância Sanitária, realizou nesta terça-feira, dia 9, uma operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e a Secretaria da Fazenda Estadual.
A ação teve como objetivo intensificar o controle na entrada de produtos e serviços no município, garantindo a segurança sanitária e o cumprimento das normas fiscais.
Durante a fiscalização, apenas um caminhão foi impedido de seguir viagem e orientado a retornar à sua origem devido ao transporte de carga inadequada.
Novas ações serão realizadas conforme solicitação da PRF, visando ampliar a fiscalização e proteger a saúde da população araranguaense.
Jorginho lidera nas pesquisas
Segundo a Neokemp Pesquisas, que entrevistou 1.008 pessoas em 117 cidades de Santa Catarina, nos dias 25 e 26 de agosto de 2025. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 3,1 pontos percentuais, aponta que se a eleição fosse hoje, Jorginho de Mello seria reeleito.
A aprovação popular à atual gestão de Mello é de 56,9%. Jorginho Mello oscila entre 42,1% e 38,8% das intenções de voto nos dois cenários estimulados, quando são mostrados os nomes dos políticos previamente para escolha do eleitor. O governador mantém vantagem sobre João Rodrigues (PSD), segundo colocado, com 21,3% e 19,3%.
• Jorginho Mello (PL): 38,8%
• João Rodrigues (PSD): 19,3%
• Décio Lima (PT): 14,9%
• Adriano Silva (Novo): 9,1%
• Afrânio Boppré (PSOL): 4,3%
• Não sabe: 9%
• Branco ou nulo: 4,7%