Sombrio esteve em destaque no cenário cultural regional e estadual neste fim de semana, com cinco grupos locais se apresentando em diferentes cidades e eventos. Da música à dança, da cultura popular à solidariedade, os artistas sombrienses representaram muito bem a cidade e sua arte.

No bairro Raizeira, o Coral Canto e Encanto, do Centro de Integração da Terceira Idade (CITI), foi responsável por animar a Missa da Festa do Bairro. Formado exclusivamente por pessoas idosas, o coral preparou um repertório especial para o evento, emocionando a comunidade do bairro.

Já a Fanfarra do CEAC – Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente foi destaque fora do estado: participou do Festival Beneficente de Bandas e Fanfarras de Capão da Canoa (RS), sendo a única representante de Santa Catarina. O evento teve como objetivo arrecadar apoio e dar visibilidade à luta do pequeno Lorenzo, de 9 anos, que enfrenta dificuldades médicas em busca de um diagnóstico. A iniciativa foi organizada por bandas municipais em parceria com o governo local e com o apoio da Associação Gaúcha de Bandas (AGB).

Em Laguna, o sombriense grupo Açor Sul Catarinense, foi uma das atrações da edição especial do Butiá – Essência da Laguna, feira livre que reuniu arte, moda, gastronomia e identidade cultural. Novas apresentações do grupo já estão confirmadas para agosto e setembro, além de uma visita toda especial agendada para outubro, de um grupo vindo de uma das ilhas dos Açores.

Encerrando o circuito do fim de semana, os grupos de dança Cia Liberty e Ágape participaram do tradicional Festival de Dança de Joinville, já considerado o maior do gênero no mundo. As companhias sombrienses se apresentaram com coreografias que demonstram técnica, expressão e a força do trabalho coletivo na arte da dança, levando ao palco a diversidade, o talento e o compromisso com a arte cultivada no município.

Todas as apresentações contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Sombrio.