Nos dias 21 e 22 de julho, o Salão Paroquial de Sombrio foi palco do Seminário Municipal Escolarização Aberta: Boas Práticas com Metodologias Ativas e Participativas, promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O evento reuniu professores, gestores escolares, a secretária de Educação Rita de Cássia Souza e a prefeita Gislaine Cunha para dois dias de troca de experiências, formação e fortalecimento das práticas pedagógicas no município.

A programação contou com duas palestras. Uma delas, da historiadora e consultora educacional, Maria Cristina Lindstron, especialista em políticas públicas e análise de indicadores. Ela abordou, entre outras coisas, a importância do planejamento estratégico no setor, com base em dados concretos e na realidade das redes municipais.
O outro palestrante foi o promotor Guilherme Back locks, da 2ª Procuradoria de Justiça, que apresentou o Programa Apoia, iniciativa do Ministério Público de Santa Catarina, voltada ao acompanhamento, prevenção e orientação em situações de abandono ou evasão escolar. O promotor reforçou a importância da atuação conjunta entre as redes de proteção e os gestores escolares para garantir o direito à educação de todas as crianças e adolescentes.

Um dos pontos altos do seminário foi o espaço dedicado à apresentação de projetos pedagógicos desenvolvidos nas unidades escolares da rede municipal. Professores compartilharam experiências inovadoras e bem-sucedidas, mostrando o impacto direto das iniciativas no cotidiano dos alunos. Os trabalhos evidenciaram criatividade, compromisso e estratégias adaptadas às diferentes realidades das escolas.
Projetos como Autores Mirins: da Imaginação ao Papel, Gincana Matemática – Proporção e Regra de Três, Primeiros Habitações Humanas no Brasil, Quem é ela? Mulheres da História do Brasil, O Mundo Colorido das Formas, Projeto Semear na Educação do Campo: Plante uma Árvore, entre outros, mostraram toda a dedicação e criatividade do professor sombriense nas salas de aula.
A prefeita Gislaine Cunha reforçou o compromisso da gestão com o desenvolvimento educacional do município. “Nossa missão é sempre fazer o máximo e o melhor pela educação. E isso se concretiza diariamente com o trabalho inspirador dos nossos professores dentro das escolas, com projetos que fazem a diferença na aprendizagem e na vida das crianças”, declarou.


