Orientações são mais uma etapa do processo de regularização patrimonial que está sendo implantado no município

Dando continuidade ao processo de regularização patrimonial, iniciado no final de 2024 em toda a Administração Municipal de Santa Rosa do Sul, representantes das unidades de ensino receberam orientações sobre como gerir os equipamentos públicos. Um encontro foi realizado no auditório da prefeitura.

Foi em novembro de 2024 que o governo municipal colocou em prática um relevante processo de Regularização do Patrimônio Público, tanto do setor administrativo quanto das demais secretarias. “Não somente para termos conhecimento e total controle de todos os bens que o município possui, mas também para termos ciência do tamanho do patrimônio para fins contáveis. Por isso, decidimos fazer esse levantamento e também orientar os servidores para o cuidado necessário a cada item”, explica o prefeito Almides Roberg da Rosa.

Após um levantamento patrimonial, executado pela empresa Pericial, com a identificação e catalogação de todos os bens e inclusão em um sistema digital, o passo seguinte é a orientação dos servidores quanto à gestão destes equipamentos. “A Educação, principalmente as unidades de ensino, é a secretaria que detém um grande percentual destes bens. Assim, optou-se por reunir as diretoras, repassar informações e também ouvi-las sobre a melhor forma de gerir o patrimônio público”, informou Queiti Isoppo Vieira, diretora de patrimônio.

O objetivo é de criar um manual de gestão patrimonial, de acordo com a realidade de cada setor, num processo que envolve, principalmente, a conscientização de todos sobre os cuidados e controle necessários sobre todos os equipamentos públicos.