TURISMO PROPOSITADO

Nesta primeira edição neste veículo de referência regional, e também mundial, destaco a importância do desenvolvimento e crescimento turístico, na modalidade de turismo em que as viagens são realizadas com um objetivo claro e intencional, indo muito além do lazer ou descanso. O foco será em experiências que promovem desenvolvimento pessoal, aprendizado, transformação ou contribuição para causas específicas, alinhando o propósito do viajante com as experiências oferecidas nos serviços ofertados na região, valorizando a autenticidade e a conexão emocional entre ambos.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) aborda no “turismo propositado” conceitos relacionados dentro do turismo de experiência e do turismo transformador. Essas categorias compartilham elementos essenciais com o turismo propositado, como o foco em experiências significativas, autenticidade, sustentabilidade e impacto positivo para os viajantes e as comunidades visitadas.

• Turismo de Experiência na Perspectiva da OMT

De acordo com a OMT, o turismo de experiência é uma abordagem centrada na criação de momentos memoráveis e significativos para os viajantes. Ele envolve:

– Interação genuína com culturas locais, comunidades e o meio ambiente.

– Autenticidade, garantindo que as experiências sejam representativas da identidade cultural, histórica e natural dos destinos.

– Engajamento emocional, com o objetivo de proporcionar experiências transformadoras que vão além da superficialidade.

• Turismo Propositado dentro do Turismo de Experiência

O turismo propositado se insere no turismo de experiência ao enfatizar a intencionalidade e os objetivos claros dos viajantes, como:

– Participação em atividades culturais ou espirituais para aprendizado ou autoconhecimento.

– Contribuição para causas sociais ou ambientais por meio de voluntariado.

– Busca de bem-estar mental, físico ou espiritual.

– Envolvimento com comunidades locais para promover impacto social.

• Exemplos de Aplicação

– Rotas culturais imersivas: Viagens com foco no aprendizado profundo sobre a história e os costumes de um destino;

– Bem-estar e mindfulness: Experiências em spas, retiros de yoga ou práticas espirituais que visam saúde mental e equilíbrio emocional.

– Ecoturismo e voluntariado ambiental: Atividades que permitem aos viajantes contribuir diretamente para a preservação ambiental.

Foto: Luiz Fernando Soares
Turistas na experiência de viver momentos inesquecíveis no Realengo (Morro Grande/SC) onde se passou a história do livro Prisioneiro da Montanha – Barbosa, Fedélis Dalcin (1962).

O Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul https://canionsdosul.org está localizado entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e oferece diversas oportunidades para o turismo propositado, com experiência que promovam a interação profunda dos visitantes com a natureza, cultura e geodiversidade da região. Destaco três exemplos, entre várias atividades, que proporcionam experiências memoráveis:

1) Passeio de Balão sobre a região dos cânions: Experiência única, proporciona aos apaixonados por aventuras vistas panorâmicas dos paredões e cânions e da paisagem circundante ao amanhecer, destacando a grandiosidade geológica e a beleza natural da região. Essa atividade combina aventura e contemplação, permitindo uma conexão profunda com o território;

Foto: Luiz Fernando Soares
Turistas de Niterói/RJ em visita à região do Geoparque – Fevereiro/2024.

2) Trilha do Rio do Boi: Geralmente após a experiência do passeio de balão, uma caminhada desafiadora adentra o interior do Cânion Itaimbezinho, permitindo aos aventureiros explorar formações geológicas impressionantes, atravessar rios e apreciar a biodiversidade local. Essa atividade, que dura o dia inteiro, oferece uma imersão direta na geologia e ecossistemas do geoparque;

3) Vivência Cultural com Comunidades Locais: Como alternativa após o passeio de balão, destaco a participação em atividades tradicionais, como a produção de artesanato, culinária típica e festividades regionais, oferecendo aos visitantes uma compreensão autêntica da cultura e história local. Essa interação promove o intercâmbio cultural e valoriza o patrimônio imaterial de toda a região que envolve os sete municípios integrantes do geoparque.

Essas experiências são exemplos de como o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul integra turismo propositado, educação e conservação, alinhando-se aos princípios do turismo de experiência promovidos pela UNESCO.

Acompanhe na segunda edição desta Coluna Turismo Propositado, como foi a criação do Geoparque Caminho dos Canyons do Sul e a sua importante atuação em diversos setores e segmentos em seu território composto por municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Até a próxima aventura!!

Coluna Caminhos do Mar e das Alturas

O nome desta coluna evoca a conexão do homem com as atividades entre a grandiosidade dos cânions regionais e a serenidade das praias, criando uma identidade única para a coluna. Reforça o simbolismo da jornada e da conexão entre os elementos da região, com conteúdo envolvendo os segmentos que atendem e direcionam o turismo regional.

Como diretor da TecTur Turismo, sou guia de turismo credenciado nos Parques Nacional de Aparados da Serra e Serra Geral, especificamente na 9ª Região Turística Caminho dos Canyons do Sul – Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sou apaixonado pela fotografia de natureza e das aventuras em que participo, além da consultor e orientador no segmento do turismo rural. Também realizo trabalhos como coordenador e difusor de estratégias e análises no segmento de pesquisa político/administrativo. Gaúcho de Porto Alegre, há mais de 20 anos resido com minha família em Santa Catarina, atualmente no centro de uma região com turismo 12 meses por ano: Sombrio.

Luiz Fernando Soares

Técnico e Gestor de Turismo

Cadastur 24.016176.96-2

@fernando.tectur

@fuiprocanyon

fernando.tectur@gmail.com 

www.tec.tur.br