Como está a sua saúde financeira?

Nesta quarta-feira, dia 06 de novembro, um novo mês se iniciou e você já recebeu seu salário ou recebera essa semana não é mesmo? Então vamos lá, os gastos que você tem que priorizar as contas que você tem de manutenção da sua residência, luz, água e alimentação, demais contas necessárias certo? Logo após você poderá guardar o restante ou fazer uma nova aquisição não comprometendo todo o valor sobrante.

Mas onde muitas pessoas erram é em um fator simples que é de não planejar uma lista do supermercado por exemplo, ou mesmo somar a suas compras indiferente se você tem um salário ou dez salários a prioridade é sempre anotar e somar, não porque pode faltar o dinheiro, mas para ver realmente o que é necessário, muitas vezes vamos ao supermercado e compramos coisas que nem vamos utilizar não é mesmo? Por isso a importância da lista e a soma serve para organizar as compras para o próximo mês priorizando necessidades.

Outro fator que muitos erram é os lanches e cafés em padarias principalmente no cartão de credito isso se torna rotineiro e um gasto excedente ao que você pode. O maior erro é pensar “mas é só um cafezinho” aí foi no mínimo R$ 30,00 isso 3, 4 ou até mesmo 10 vezes no mês já se foi R$ 300,00 inesperados, você que tem um salário fixo sem variações mensais deve se atentar a essas dicas, cuidado com os créditos, compras desnecessárias, gastos adicionais sem estarem listados em prioridades.

Agora é simples faça sua lista de mercado, planilha de contas fixas, lista de necessidades e faça uma lista de objetivos a longo prazo. Ter objetivos a longo prazo ajuda na questão de guardar dinheiro e priorizar o que realmente é necessário para você.

E para você que é empresários lembre-se sempre você trabalha hoje pra receber hoje ou em prazos que você consiga ajustar, mas se não trabalhar hoje não recebera e seus clientes fixos, um dia podem não ser mais seus então tomem cuidado com as compras a longo prazo e sempre mantenham uma reserva de contingência, para eventuais perdas e danos, só faça investimentos se realmente ter contingência para suprir pelo menos 3 meses em caso de baixas. E muito cuidado em misturar pessoa física com a jurídica isso causa muitos transtornos e prejuízos.

Na próxima semana falaremos sobre distribuição de lucro dos sócios o que é? Pra que serve? O que é correto? Duvidas rotineiras que muitos tem em relação ao que posso ou não retirar da empresa para gastar na minha pessoa física.

@atleta_evertongoncalves

48 996833495