MDB e PSD os partidos que mais elegeram prefeitos em 2024

Entre os grandes vencedores destas eleições estão: o Centrão, a direita e centro-direita, que juntos, vão comandar a maior parte das prefeituras do Brasil. Ao todo foram 26 capitais que estavam em disputa. Com a eleição de segundo turno no domingo, dia 27, mostra que o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, conquistou quatro capitais nas Eleições 2024. Já o PT, sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, saiu somente com um candidato vitorioso.

Veja a lista de partidos e quais capitais vão governar:

• MDB, elegeu 5: Belém (PA), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

• PSD, também com 5: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e São Luís (MA).

• PL, elegeu 4: Aracaju (SE), Cuiabá (MT), Maceió (PL) e Rio Branco (AC).

• União Brasil, também com 4: Goiânia (GO), Natal (RN), Salvador (BA) e Teresina (PI).

• Podemos, elegeu dois: Palmas (TO) e Porto Velho (RO).

• PP, também 2: Campo Grande (MS) e João Pessoa (PB).

• Avante, uma: Manaus (AM).

• PSB, uma: Recife (PE).

• PT, uma: Fortaleza (CE).

• Republicanos, uma: Vitória (ES).

Os mais próximos, foi em São Paulo, onde Ricardo Nunes (MDB) venceu com 59,35% dos votos válidos, derrotando o candidato Guilherme Boulos (PSOL).

Em Porto Alegre, o candidato à reeleição, Sebastião Melo (MDB) fez 61,53% dos votos válidos. O prefeito derrotou Maria do Rosário (PT), que soma 38,47%.

Em Curitiba, Candidato do PSD Eduardo Pimentel, venceu a adversária Cristina Graeml (PMB). Pimentel obteve 57,64% dos votos e Cristina 42,36%.

Confira no gráfico como ficou o mapa dos prefeitos eleitos, por ordem de número de prefeituras. Tem partido que eu nem sabia que existia e elegeram prefeitos, como o partido AGIR que elegeu 3 prefeitos.

Grata surpresa na festa de confraternização em Santa Rosa

O prefeito Almides da Rosa (PSDB), reuniu sua militância e eleitores no último domingo no parque de eventos, para agradecer a militância pela boa eleição que teve, foram 39 candidatos a vereadores que fizeram 4.860 votos, ocupando 7 vagas na câmara municipal. Aproximadamente 2 mil pessoas prestigiaram o evento. Almides venceu a eleição com quase 60% dos votos.  Os Deputados Tiago Zilli (MDB), Rodrigo Minotto (PDT) e Giovana de Sá (PSDB), marcaram presença.

Visita ilustre

“Tivemos o privilégio de receber a visita do ex-jogador Valdomiro Vaz Franco, ídolo Colorado dos anos 70 no qual em 1979 estive presente no título invicto do Colorado com apena 9 anos de idade no Beira Rio. Muito bom rever este craque tri campeão brasileiro e jogador da seleção brasileira na época. Hoje ele reside em Criciúma. Foi uma visita muito bacana”, disse Almides da Rosa.

Paulinho reúne a militância

No último sábado cerca de 700 pessoas participaram da confraternização do prefeito Paulinho Dela Vechia (PL) e Bafinho (PP) e Vereadores eleitos e todos da coligação que disputaram a eleição.

Paulinho está apostando no turismo do seu município, fazer o turista parar na cidade. Está sendo feito uma praça ao lado da Igreja matriz, onde será construída também a Rua coberta, uma emenda de 500 mil reais do Deputado Tiago Zilli. “Queremos aproveitar a BR 285 que vai dar transtorno, mas temos que aproveitar também este povo que vai passar por aqui, por isto estamos investindo no embelezamento da cidade. Onde tem movimento tem desenvolvimento. Na próxima semana estou indo no Governo do estado, para solicitar mais recursos para o município, queremos pavimentar a estrada que liga a comunidade de Santana a Água Branca.

Primeiro suplente Coral poderá assumir

Enquanto ainda não se tem notícia de quando o prefeito Neguinho de Forquilhinha retorna ao cargo e se vai assumir em janeiro, a expectativa por parte dos Suplentes também é grande. O primeiro suplente do PSDB, Anderson Coral Fagundes, que está agradecendo seus eleitores pelos 529 votos, espera que o Vereador eleito Claudio Eyng retorne para sua Secretaria e ele possa assumir. Na foto com o Júlio panfletagem.

Rochinha

Meu sobrinho e agora Vereador eleito de Sombrio, Mateus Alexandre Rocha, o Rochinha que se elegeu pelo MDB, fez duas confraternização para seus eleitores, uma foi um almoço festivo e outra foi para os cabos eleitorais onde presenteou cada um com um troféu estampando seu slogam de campanha e o número de votos que foi 650. Na foto com meu mano João Mota Alexandre, o cozinheiro oficial da campanha.

Finados

Fim de semana para visitar os cemitérios, levar flores, acender velas e rezar pelos nossos entes queridos e também um dia para rever amigos. É um dia que se vê muita gente conhecida nos cemitérios. Mas um dia também de saudades e reflexão de nossos entes queridos que partiram.