Forquilhinha continua quente
Me refiro ao calor político que está acontecendo desde terça-feira, quando o prefeito José Claudio Gonçalves, o Neguinho, foi afastado do cargo por supostas irregularidades em licitação.
Quando o prefeito Clésio Salvaro foi preso em Criciúma, já se esperava alguma coisa mais grave em Forquilhinha do que só a prisão do empresário alguns meses atrás quando a polícia levantou material, afastou servidores e prendeu o proprietário da construtora.
Depois, mais uma investigação de uma empresa do ramo de jardinagens, onde o Prefeito Neguinho desafiou o Delegado Geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, chamando o de mentiroso, para mim naquele momento, o prefeito comprou a briga com a justiça estadual, tanto que os Delegados estaduais fizeram uma manifestação de repudio contra Neguinho. Pensei, agora um dos dois cai, se Neguinho estiver correto do que está falando, cai Ulisses, mas se não for cai ele. Confirmou, deixaram passar a eleição e afastaram o prefeito.
Neguinho em desabafo disse que tudo é capitaneado pelo Governador Jorginho Mello por intermédio de um deputado do partido e que logo está voltando.
O abacaxi está com o Chile
Assumir em final de mandato, uma administração onde o prefeito e o vice não se falavam, não é nada bom. Chile não tem o apoio necessário dos comissionados para terminar o governo, tanto é que já colocaram seus cargos à disposição. Sem saber se fica um dia, uma semana ou o restante do ano, difícil até de colocar pessoas certas e de confiança que queiram assumir. Por enquanto o Vereador Marcos Macedo já é seu primeiro Secretário de administração. Na saúde deverá ser Fabricio Ferreira, Guilherme Fachim na Procuradoria e a confirma Sonia Regina Silveira Gonçalves na Educação. Sobre o restante da composição ainda não anunciou. Mas muito moderado e falando firme disse que sua prioridade é manter os serviços e as obras sem prejudicar a população. E de hoje no fechamento das contas para não sobrar para ele, pois assinaram o fechamento do ano e do mandato se ficar até 31 de dezembro.
Quem assume em Janeiro?
Neguinho está afastado por ações do seu governo deste ano. A princípio não tem crime eleitoral onde ele foi reeleito com 74,43% dos votos, o que não impede dele e seu vice serem diplomados. O que pode acontecer se for mantido o afastamento dele até a posse e ainda após é de que o Vice-prefeito Erico Damorim do seu partido (PSD), assuma interinamente até que a justiça defina o futuro do prefeito, se ele volta ao cargo, se fica o Erico em definitivo ou se há nova eleição.
Maracajá

Aumentou a representação política das mulheres no estado e na região. Em número de Vereadoras, apenas três dos 15 municípios, Araranguá, Santa Rosa do Sul e Sombrio, não elegeram nenhuma representante feminina. O município de Maracajá foi o município da região que mais elegeu mulheres como representantes do Legislativo foram quatro, quase a metade dos nove vereadores. O partido do MDB elegeu só mulheres, são elas: Gisa Rocha, a segunda posição com 325 votos, Lane Dassoler com 315 votos, Diane do Zica com 257 votos e Lacide Rocha com 249 votos. A quarta vereadora é Gisele do PL com 174 votos.
A festa dos 50 anos em Cotovelo

Realizada desde 1974, a comunidade de Cotovelo na divisa de Jacinto Machado e Sombrio, realizou no sábado sua grande festa da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida que chega aos 50 anos de realização na comunidade. A imagem saiu da residência de Gustavo Bilessimo e Cintia da cidade de Turvo. Parabéns a todos os organizadores.
Conversa com a Cris

Participei de um podcast da Tratowel, onde a apresentadora Cris me entrevistou sobre os 28 anos do jornal Volta Grande, dificuldades e conquistas, muita coisa que na escrita a gente nunca contou. Gratidão a toda a equipe da Tratowel, proprietário Odilon e seus colaboradores. O programa vai ao ar neste domingo pelo Youtube as 20hs.


