Sem surpresas nas majoritárias

A eleição para prefeito na nossa região não houve surpresas. As pesquisas confirmaram o que se esperava. Embora muitos só acreditam nas pesquisas quando são favoráveis, mais uma vez elas se confirmaram. Algumas ficaram dentro da margem de erro, que era em torno de 5%. Na região as maiores disputam foram Morro Grande, Ermo e São João. No Sul, tirando Meleiro que era candidatura única, Cesar Cesa em Araranguá deu banho de votos e entra para a história com o maior índice de diferença de seus oponentes, 83,51% dos votos, outro município que ficou na história é Balneário Gaivota, onde o Kekinha fez quase 76% dos votos. 

Todos se reelegeram

Todos os prefeitos que disputaram a reeleição se reelegeram, sinal que administraram bem, que o povo deu credito no que fizeram.  Mas alguns que não foram a reeleição não fizeram sucessor, como foi em São João do Sul, Turvo e Nova Veneza.

Posição em porcentagem dos eleitos (%)

Os eleitos no Sul pela porcentagem, mas tem que levar em conta que em Meleiro era candidato único, em outros eram três, ou mais candidatos daí diminuem também o percentual.

Anderson Scardueli (PL) Meleiro – 100%

César Cesa (MDB) Araranguá – 83,51%

Kekinha (PSDB) Balneário Gaivota – 75,93%

José Claudio Gonçalves (PSD) Forquilhinha – 74,43%

Sander Giust (MDB) Jacinto Machado – 67,45%

Ângela Guisland (PP) Nova Veneza – 66,72%

Fanica (PP) Praia Grande – 64,97%

Almides (PSDB) Santa Rosa do Sul – 59,84%

Evandro Scaini (PP) Balneário Arroio do Silva – 58,20%

10º Belinha (PP) Timbé do Sul – 57,89%

11º Gislaine (MDB) Sombrio – 53,36%

12º Paulinho (PL) Ermo – 50,82%

13º Alex Binchini (PP) São João do Sul – 50,50%

14º Brambila (PSD) Maracajá – 46,22%

15º Heriberto Shimidt (MDB) Turvo – 40,71%

16º Valmir Rodrigues (PP) Passo de Torres – 39,90%

17º Keio Olivo (PP) Morro Grande – 38,20%

39 mulheres se reelegeram em SC

Com 39 cidades elegendo mulheres, a proporção segue semelhante: 13,2% dos municípios catarinenses serão comandados por mulheres a partir de 2025, por pelo menos quatro anos. Em 2020, segundo o TSE, era apenas 9,6% dos municípios, ou seja, houve um aumento. No Sul foram eleitas, Gislaine Cunha pelo MDB em Sombrio. Dalvania Cardoso (PL) em Içara, Ângela Ghislandi (PP), de Nova Veneza, Stela Talamini (MDB), em Urussanga, Anelise (PL) em São Martinho.

Jacinto Machado

Articulação do prefeito Gaiola em torno da união de MDB com PP, elegeu com folga o candidato Sander Just. Sander venceu com o dobro dos votos. Mas se considerar que na eleição de 2020, Gaiola venceu com quase a mesma diferença do PP que tinha candidato a prefeita, Gilson fez bastante votos, com um vice fraco e apenas dois candidatos a Vereadores. Na região dos Pinheirinhos, foi onde houve mais baixa na diferença de votos, onde sempre foi o reduto do MDB.  Para a vitória de Sander contou muito sua experiência como administrador, a coligação com o PP e os demais partidos e as obras de Gaiola. Seu partido o MDB elegeu 5 dos 9 vereadores, contra 3 do PP e um do PL.

Rochinha foi o quinto mais votado

Parabéns ao meu sobrinho Mateus Alexandre Rocha, o Rochinha, que em meio a tantos candidatos fortes em Sombrio, foi o quinto mais votado do município e o terceiro do partido. Faça um bom trabalho na Câmara de Vereadores e honre seus 650 votos. Rochinha está agradecendo a todos.