Se você deseja emagrecer até o verão
Hoje faltam 73 dias para o verão e se você for uma das pessoas que tem o desejo de uma mudança, não somente estética, mas também uma manutenção ou melhora da saúde para vivenciar essa estação, hoje eu trouxe alguns pontos que merecem atenção para auxiliar no seu processo.
1) ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Consuma 2-3 porções de frutas e 2 porções de legumes ao longo do dia.
Reduza o consumo de alimentos processados, ultraprocessados e fast-food.
Limite o consumo de saídas para almoçar ou jantar fora de casa, principalmente quando essas saídas se relacionarem ao consumo de alimentos mais calóricos (pizza, hamburguer, xis, sushi).
2) MASTIGUE BEM OS ALIMENTOS
Essa prática vai auxiliar na percepção da saciedade, além de colaborar com a diminuição dos excessos.
3) MOVIMENTE-SE
Escolha o exercício de sua preferência e se exercite regularmente.
Se possível, inclua exercícios de força na sua rotina.
4) HIDRATE-SE
Beba a quantidade ideal de água para seu peso (35 a 40ml por kg de peso). Isso ajuda a controlar a fome e melhora a digestão.
Se não conseguir beber o total indicado nesse momento, tente beber 2 litros por dia pelo menos.
5) CUIDADO COM BEBIDAS CALÓRICAS
As bebidas também possuem calorias, pode ser interessante nesse momento evitar os sucos industrializados e refrigerantes.
Evitar também o consumo de bebidas alcóolicas, que além de calorias, causa retenção de líquidos e pode estar associado a problemas de saúde.
6) PREZE PELO SONO DE QUALIDADE
Tente ter uma boa rotina de sono, pois a falta de descanso pode interferir no emagrecimento (temos uma coluna falando mais sobre).
7) PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO
Planeje suas refeições para evitar escolhas impulsivas. Cozinhe em casa sempre que possível.
E faça lista de compras para evitar comprar alimentos que não são saudáveis.
8) ESTABELEÇA METAS REALISTAS
Sabemos que o emagrecimento nesse tempo é possível, mas é importante lembrar que o emagrecimento em 73 dias não vai ser o mesmo que um emagrecimento que iniciou em janeiro ou meses atrás.
Definir objetivos e metas menores auxiliará você a manter a motivação.
9) SEJA PACIENTE COM VOCÊ
Faça seu melhor dentro das suas limitações, não se compare e lembre que a mudança de hábitos leva tempo. Por isso, é necessário ter paciência e persistência.
É válido lembrar, também, que o processo de cada um é único! Para que faça sentido para você, é indispensável o acompanhamento de profissionais aptos no processo de saúde para potencializar seus resultados e auxiliar na manutenção ou melhora da sua saúde, independentemente do objetivo.
Espero poder ajudar você a chegar mais perto de seu objetivo de forma saudável e fazer valer esses últimos dias do ano, transformando a sua vida.
Amanda de Vargas de Oliveira
Nutricionista especialista em saúde mental | CRN9720