Chegou a hora da onça beber água

A habilidade verbal dos brasileiros é coisa impressionante! Trazem facilmente os animais para a conversa. Mas qual é a hora de a onça beber água? É a mesma de tirar o cavalo da chuva? Ou é quando a porca torce o rabo, pega-se o touro à unha e a vaca vai pro brejo?

Seja o que você imagina, mas é chegada a hora de saber se o trabalho dos prefeitos que estão indo à reeleição valeu, se os eleitores ficaram satisfeitos. Se não são mal agradecidos e por aí vai. Para os que estão indo pela primeira vez, tem o lado bom de ser a novidade, mas não tem a habilidade dos que já políticos, ou sejam, são mais inocentes e acreditam facilmente que vão se eleger.

A eleição para Vereador então é uma lástima, com tantos candidatos, conhecidos, amigos e familiares, dificilmente o eleitor fala a verdade dizendo que já tem candidatos e aí promete votos para todos.

Domingo à noite já saberemos os eleitos da nossa região. Arrisco a dizer que na região da Amesc, será o PP e o MDB que mais farão prefeitos, MDB fará quatro e PP fará 5. Temos municípios que é visível quem ganha, mas temos uns quatro municípios que será muito disputado.

Deu ruim para o Perí

Justamente nas vésperas da eleição, não ficou bom para a candidatura a prefeito do Peri Soares do progressistas de Sombrio. Vereadores da situação em Sombrio, filiados ao MDB e ao PL, assinaram um pedido para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a fim de investigar a falsificação do certificado de conclusão do Ensino Médio do vereador Peri Soares. A controvérsia ganhou força após rumores sobre a falsificação, levando Peri a assumir a responsabilidade, através de suas redes sociais, por um erro do passado.

o caso da falsificação do certificado de segundo grau que ele mesmo admitiu que fez em 1994. O certificado em questão foi anexado aos documentos apresentados à Justiça Eleitoral em 2020, quando Peri registrou sua candidatura a vereador. A situação pode implicar em quebra de decoro parlamentar, resultando na possibilidade de cassação de seu mandato e inelegibilidade por até oito anos.

A investigação pode envolver o ex-prefeito José Antônio Tiscoski da Silva, conhecido como Professor Jusa, também filiado ao Progressistas, que alega que sua assinatura foi falsificada no certificado de Peri, supostamente emitido quando ele era diretor do Colégio Catulo da Paixão Cearense, em 1994.

O ex-prefeito, Jusa é sobrinho do ex-deputado federal Leodegar Tiscoski e neto de José Tiscoski, ex-prefeito de Sombrio anunciou que deixará o Progressistas. Jusa confirmou que Peri nunca foi aluno da instituição e que sua assinatura foi falsificada, gerando preocupação sobre a integridade e a ética no cenário político local.

O Candidato Perí, admite o erro, pediu desculpas por redes sociais e na mesma postagem, ele acusa a coligação adversária, que estaria de posse da informação, de chantagem e coação.

Santa Rosa do Sul

Pesquisa Incope/Correio do Sul, mostra os números da corrida sucessória em Santa Rosa do Sul. No questionário estimulado, o prefeito Almides da Rosa (PSDB), que concorre com seu atual vice, Pedro Dávila da Cunha (MDB), como seu companheiro de chapa, figura com 48,09% das intenções de voto. Seu opositor, o ex-prefeito Nelson Cardoso de Oliveira (PSD), que tem como candidato a vice o vereador Willian Souza (PP), aparece com 32,79% das intenções. Os votos bancos e nulos somam 3,83% e os eleitores indecisos 15,36%. A pesquisa Incope ouviu 366 eleitores acima de 16 anos nos dias 28 e 29 de setembro, e tem margem de erro de 5% e nível de confiança de 95% e está registrada sob o número SC-05933/2024.

Jacinto Machado

Carreata no domingo à tarde coordenado pelo candidato a prefeito Sander Giust do MDB e Noeli Zacca do PP, deverá ser a maior manifestação política desta eleição. Foram em torno de 600 carros que desfilaram pelo centro e bairros do município. Pela oposição, Dr. Gilson Correia e Vonaldo Cechinel pelo PDT, optaram por não fazer. Esperava-se que fosse ter algum comício na semana final, mas não vai ter de nenhum candidato. Pesquisas, só interna, publicada nenhuma. Lideranças do 15 e do 11 esperam confiantes pela vitória, pela coligação histórica dos dois partidos. Lideranças do Dr. Gilson, dizem que muita gente não gostou da união dos partidos e terá surpresa.

Governador visita os candidatos do PL

Governador do Estado, Jorginho Mello (PL), cumpriu roteiro em alguns municípios de nossa região na terça-feira. Ele esteve, como planejado, em São João do Sul, Sombrio, Ermo, Turvo e Araranguá. Jorginho pediu votos para as candidaturas do PL e dos partidos coligados, como em Sombrio.  Deixou a entender que se os prefeitos apoiados por ele forem eleitos, as portas do Governo do Estado estarão mais abertas.