Cafeína e Ansiedade, combinam?

A cafeína retarda a sensação de fadiga e nos mantém em estado de alerta. A ansiedade, por sua vez, é um estado de alerta que prepara o corpo para luta ou fuga.

Quando consumida, a cafeína pode aumentar ou intensificar sintomas ansiosos, já que se trata de um estimulante, que pode elevar os níveis de adrenalina e acelerar o ritmo cardíaco.

Se você tem ansiedade ou conhece alguém que tenha, se atente as dicas a seguir:

• É preciso controlar o consumo de cafeína: diminuir gradualmente a quantidade de cafeína consumida (não somente em café, mas também em chá verde, chá preto, refrigerante, energético).

• ⁠Intercale com outras bebidas: experimente variar o consumo de café, bebendo mais chás (do tipo calmantes), ou bebidas descafeinadas.

• Opte por consumir durante a manhã e início da tarde: beber café ou bebidas que possuem a cafeína na composição podem afetar seu sono e demais funcionamentos que dependem dele, sejam mentais e físicos.

Ao não seguir pontos como estes, o resultado apresentado pode ser baseado em nervosismo e inquietações, sintomas já característicos em pessoas ansiosas.

Dessa forma, quando optar por consumir cafeína, consuma com moderação e observe com atenção os efeitos que desempenha em seu organismo.

Amanda de Vargas de Oliveira

Nutricionista Especialista em Saúde Mental | CRN 9720

https://www.instagram.com/amandavargasnutri