18 horas para trocar o pneu do avião
Depois que retornei da Europa, onde fiquei mais de 20 dias, e pude ver a rapidez daquele povo em resolver as coisas, chega a dar pena de nós brasileiros. Uma delas foi esta semana quando o aeroporto de Florianópolis ficou fechado 18 horas e 99 voos cancelados porque um avião com pneus estourados estava na pista.
Com toda a tecnologia que tem hoje, não conseguirem trocar os pneus em menos tempo, ou tirar este avião da pista, chega a ser cômico. Nossos agricultores retiram uma colheitadeira no meio da lama, em poucas horas, imaginem se fosse numa pista. Lembram do aeroporto de Porto Alegre que ainda está fechado, se não fossem os agricultores retirarem a água parada com as bombas agrícolas ainda estariam retirando água.
A ponte que liga BR 101 a Praia Grande, já faz mais de dois meses e ainda não foi consertada. É só olhar nossas obras quanto anos levam para serem iniciadas e terminadas.
As Leis não são para todos
Advogados do prefeito de Maracajá, Aníbal Brambila (PSD), não estão conseguindo reverter duas condenações suas por crime ambiental, junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e ele permanece inelegível, por ter sido julgado por um colegiado nestas ações. Um processo diz respeito a criação de gado, e outro a queima indevida de filtros utilizados em veículos automotores, feita por funcionários de seu posto de combustível.

Olha o absurdo, não foi nenhum crime relacionado a administração pública, pelo contrário, Bambila, vem fazendo uma excelente administração. Mas a justiça entende que ele cometeu crime ambiental. Engraçado que para Presidente foi tirado gente da cadeia para ser candidato a presidente da República. Ou seja, as Leis não são para todos ou então a queima de filtros e a criação de gado seja mais grave do que ter dado prejuízo a nação toda. Não sendo possível ser candidato, Brambila e o partido terão que optar por outro nome, ou seja, um plano B que tem quer ser definido urgente.
43 candidatos a prefeitos para os 15 municípios
Hoje é o prazo para os partidos registrarem seus candidatos a prefeitos, vices e Vereadores. Na Amesc temos até o momento 43 candidatos definidos em convenções para disputarem as 15 prefeituras. Mas é possível que no registro das candidaturas que é hoje, algum candidato desista. A surpresa nesta eleição vem do município de Meleiro, onde terá apenas uma chapa inscrita a prefeito. Já em Morro Grande que na eleição passada foi candidatura única, este ano terá 3 candidatos a prefeito. Já o que tem mais candidatos a prefeito é Passo de Torres, 5 candidatos.
Jacinto Machado
A candidatura da chapa pura do PDT, foi surpresa para os candidatos do MDB e PP que já contavam com candidatura única. Era esperado que o PL e o PSD fossem se unir para disputar contra. O PSD se coligou com o MDB e PP com a dupla Sander Just e Noeli Zacca, Sander escolhido pelo prefeito Gaiola.
Já o PL preferiu não lançar candidatura a prefeito alegando que o partido não ia receber apoio financeiro para a campanha e decidiu não coligar e só disputar para Vereador. A surpresa veio do PDT, com o médico Gilson Correia Netto de candidato a prefeito com o vice Vonaldo Cechinel de chapa pura.
Se depender do Deputado Estadual Rodrigo Minotto do PDT, disse que vai ajudar e concentrar forças na candidatura de Dr. Gilson, já que é o único candidato a prefeito pelo partido na região, diz ele que tem recebido muitos apoios de empresários do município incentivando a candidatura.
Progressistas tem mais candidatos
Progressistas liderados pelo Deputado José Milton Scheffer é o partido de nossa região com a maior quantidade de candidaturas majoritárias nas eleições municipais deste ano. Tem 9 candidaturas a prefeito e 7 a vice-prefeito. O MDB, do Deputado Tiago Zilli vem na segunda colocação, também com 9 candidaturas a prefeito, mas com 5 a vice-prefeito.
O PL, dos bolsonarista, terá 8 candidatos a prefeito e 5 candidatos a vice-prefeito em nossa região. Já o PT, que é o principal antagonista do PL, conseguiu reunir forças para lançar apenas 5 candidaturas a prefeito e 4 a vice-prefeito.
PSDB tem 4 candidatos a prefeitos e PSD tem 3.
Já o PDT, Solidariedade, União Brasil, Podemos e Novo tem um candidato de cada.
Um dos candidatos à reeleição pelo PP, é Keio Olivo em Morro Grande, mas não mais com o MDB de vice.

Contorno de Florianópolis
Cortada por quatro túneis, seis trevos e sete pontes, o contorno tem 50 quilômetros de extensão e foi projetado para desviar o tráfego da BR-101, que corta a região metropolitana de Florianópolis. Ele deve impactar cerca de 30 mil veículos por dia e será uma alternativa rápida para quem está de passagem, pois escapa do trânsito entre Palhoça e a entrada da capital.

A Arteris Litoral Sul, responsável pelo trecho, diz que a rodovia vai reduzir o percurso de 2 horas para 40 minutos. Além de baixar o tempo de tráfego, o contorno também deve diminuir os custos operacionais de transportadoras. O valor investido foi de R$ 3,9 bilhões.
A solenidade de inauguração contou com a presença do Presidente Lula, Governador Jorginho Mello, não estava presente estava em congresso no estado do Espirito Santo. A obra não tem recursos federal e nem estadual. Foi construída pela empresa que administra o pedágio.


