Nos céus do sul de Santa Catarina, é comum avistar o helicóptero preto imponente da Polícia Civil de Criciúma. Seja em ações policiais prestando apoio à Polícia Civil, Polícia Militar e PRF, ou em transferências de urgência entre hospitais da região, a aeronave do SAER (Serviço Aeropolicial de Resgate) está sempre pronta para atuar. No sábado, dia 29, o helicóptero chamou atenção em Praia Grande ao ser visto duas vezes no município, realizando transferências de pacientes.

A primeira transferência ocorreu por volta das 7h35min. A aeronave da Polícia Civil, tripulada por policiais do SAER e profissionais de saúde do SAMU/Aeromédico, realizou a transferência de um homem de 45 anos do Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, para o Hospital São José, em Criciúma. O paciente, que havia apresentado dor torácica intensa no dia anterior, foi diagnosticado com Infarto Agudo do Miocárdio e necessitava de cuidados especializados em cardiologia. Graças ao rápido deslocamento, o paciente chegou a tempo de reduzir possíveis sequelas cardíacas.

A segunda transferência ocorreu às 9h26min. Um homem de 68 anos, que também apresentava dor torácica intensa, foi transferido do Hospital Nossa Senhora de Fátima para o Hospital São José. Assim como o primeiro paciente, ele foi diagnosticado com Infarto Agudo do Miocárdio e necessitava de cuidados urgentes em um hospital de referência em cardiologia.
As duas operações destacam a importância e a eficiência do SAER e do SAMU/Aeromédico em garantir que pacientes em estado crítico recebam o atendimento necessário o mais rápido possível. A presença constante e a prontidão da aeronave da Polícia Civil nos céus de Santa Catarina são fundamentais para salvar vidas e prestar apoio em situações de emergência.

