Desde a última segunda-feira, dia 17, a ponte sobre o Rio Canoas na SC-290 que liga os municípios de São João do Sul à Praia Grande, está interditada devido às fortes chuvas e aos grandes danos estruturais que a ponte sofreu.

Diante do risco iminente, as autoridades decidiram interditar a ponte para que seja feita uma avaliação e a recuperação da mesma, pois a robusta ponte acabou perdendo um importante pilar de sustentação.
Em conversa com Ademir José Honorato, Coordenador Regional de Infraestrutura Sul SC, ele explicou à reportagem do 2linhas.com que, assim que recebeu a informação dos danos na ponte, o governo do estado já iniciou esforços para normalizar a situação o mais rápido possível. Ele, juntamente com engenheiros rodoviários e outros especialistas, já vistoriou a ponte, realizando análises e verificando as ações necessárias.
No primeiro momento, está sendo realizada a sustentação das bases para evitar maiores danos, colocando pedras nas margens do rio para preservar a estrutura da ponte. A segunda ação, que é mais demorada, necessitará que as águas do Rio Canoas baixem para que se possa iniciar os trabalhos.
Então, será feita a limpeza próxima às sapatas da ponte e haverá uma complexa análise dos estragos causados e seus riscos, podendo então entender as necessidades e desenvolver um projeto para a realização da obra na ponte.
“É importante ressaltar que estamos em uma força conjunta para normalizar esse problema o mais rápido possível, o estado e os municípios, pois sabemos da importância dessa via para o sul de Santa Catarina,” finalizou Honorato.

Até que a situação seja resolvida, as pessoas que necessitam seguir até Praia Grande usando a SC-290 podem utilizar o principal desvio, acessando uma estrada de chão que passa em meio às plantações de arroz e sai na comunidade de Poço do Negro e retorna a SC-290 ou entra na comunidade de Timbopeba e vai até a comunidade de Passo Magnus e, posteriormente, passando pela comunidade de Poço do Negro e retornando a SC-290 ou indo por Mampituba/RS.
Também existem rotas alternativas via Jacinto Machado através da SC-108, ou Vila São João/RS, seguindo por Mampituba.


