Retenção de líquidos e aumento repentino de peso: Como lidar
A retenção de líquidos ocorre quando o corpo acumula mais líquido do que o normal, muitas vezes resultando em inchaço, causando desconforto e aumento de peso repentino na balança. Pode ser causada por diversos fatores, entre eles: dieta desequilibrada, sedentarismo (falta de atividade física), alterações hormonais (especialmente durante o ciclo menstrual) ou condições médicas (problemas de circulação, doença renal ou problemas hepáticos).
Com relação a alimentação, estudos sugerem que uma dieta rica em carboidratos refinados e açúcares pode contribuir para a retenção de líquidos, especialmente quando combinada com um alto consumo de sódio. Isso ocorre porque os carboidratos refinados podem levar a picos de insulina, que por sua vez podem afetar a retenção de sódio e água no organismo.
Por outro lado, carboidratos complexos, como grãos integrais, frutas e vegetais, são mais propensos a promover uma resposta mais estável de insulina e menos propensos a contribuir para a retenção de líquidos.
É importante que você também saiba que o aumento de peso causado repentinamente na balança (aumento significativo de um dia para o outro, por exemplo), não indica um ganho de gordura, mas pode se tratar de retenção.
E pensando em você, que sofre com a retenção de líquidos, hoje eu trouxe algumas alternativas para evitá-la ou reduzir os sintomas associados, como o inchaço:
1) Manter-se hidratado – água suficiente auxilia na liberação do excesso de sódio e toxinas do corpo.
2) Reduzir consumo de sódio – evitando alimentos processados e muito salgados, leia os rótulos e opte por alimentos com baixo teor de sódio.
3) Consuma alimentos ricos em potássio – esse nutriente pode colaborar para o equilíbrio de sódio no corpo (banana, abacate, espinafre, cenoura).
4) Consumir chás diuréticos – auxiliam na eliminação do excesso de líquido do corpo.

5) Evite alimentos ricos em açúcares ou o EXCESSO de carboidratos – opte por alimentos integrais e mantenha um bom consumo de fibras.
6) Pratique atividades físicas – auxilia na melhora da circulação e na consequente redução da retenção.
Vale lembrar que cada organismo é único, a relação entre dieta, carboidratos e retenção de líquidos pode variar. O melhor é buscar orientação individualizada de um nutricionista para entender como sua dieta pode estar afetando nessa questão e fazer os ajustes apropriados. Se você costuma ter frequente retenção de líquidos e precisa de auxilio profissional, conte comigo.
Amanda de Vargas de Oliveira
Nutricionista Especialista em Saúde Mental | CRN10 9720