Por que sinto mais fome à noite?

Várias razões podem levar as pessoas a sentirem mais fome à noite. Então hoje vim te contar algumas dessas razões, para te auxiliar a identificar os motivos do consumo nesse período do dia e lidar melhor com a fome.

• ⁠Ritmo circadiano: o ritmo circadiano influencia em várias funções fisiológicas, incluindo o apetite. À noite, o hormônio da fome (grelina) tende a aumentar seu nível, o que pode aumentar o apetite.

• Hábitos alimentares: quando as pessoas se acostumam a consumir a maior parte das calorias diárias a noite, o corpo se adapta e pode levar a um aumento da fome devido à expectativa de comer nesse período.

• Comportamento alimentar: no período da noite, a maior parte das pessoas está em casa, após aulas ou trabalho, e associa o momento a relaxamento e descanso, isso pode levar a um comportamento alimentar mais “desinibido”. Fazendo com que ocorra o consumo alimentar por motivos como: tédio, conforto emocional ou apenas pela disponibilidade do momento.

• Restrição alimentar: quando as pessoas tentam restringir as calorias consumidas ao longo do dia, seja por dieta ou por ocupações que as impedem de comer adequadamente. Isso pode levar a um aumento da fome à noite, já que é nesse momento que têm a chance de comer mais livremente.

• Situações de estresse: o estresse pode influenciar os hábitos alimentares, e muitas pessoas passam a ter um aumento da fome à noite devido ao estresse acumulado ao longo do dia.

• ⁠Socialização: a noite costuma ser o período escolhido para socializar, seja com amigos, familiares ou colegas. Encontros sociais geralmente envolvem comida e bebida, o que pode aumentar a ingestão calórica durante a noite, mesmo que não estejamos necessariamente com fome.

• Hábitos de sono: distúrbios do sono ou padrões irregulares de sono podem afetar os hormônios que regulam o apetite (leptina e grelina), contribuindo para uma maior sensação de fome durante a noite.

• Sedentarismo: quando passamos a maior parte do dia sedentários, podemos não sentir tanta fome durante o dia, mas à noite, quando estamos mais relaxados, percebemos mais a sensação de fome.

Se faz muito importante reconhecer os padrões individuais que levam à fome nesse período e entender como eles podem afetar sua saúde e bem-estar geral. Quando necessário, deve-se ajustar os hábitos alimentares e de estilo de vida para promover uma alimentação equilibrada e saudável, para isso, busque um profissional capacitado para auxilia-lo.

Amanda de Vargas de Oliveira

Nutricionista Especialista em Saúde Mental | CRN10 9720

https://www.instagram.com/amandavargasnutri