Fibras alimentares e seus efeitos sobre a saúde
Sabemos que consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais é imprescindível para promoção e manutenção da nossa saúde, mas é importante ter o conhecimento de que estes não são os únicos nutrientes que devem fazer parte da nossa alimentação.
As fibras alimentares, são partes dos alimentos vegetais resistentes à digestão e são capazes de desempenhar vários benefícios no organismo, devendo ser consumidas diariamente.
As quantidades recomendadas para seu consumo variam, geralmente, entre 25g e 30g/dia. Podendo ser atingidas muitas vezes através do consumo de três porções de vegetais e duas porções de frutas.
Sua função mais conhecida se relaciona a saúde digestiva, já que as fibras auxiliam na regulação do trânsito intestinal, prevenindo a constipação.
Mas elas também desempenham funções como:
• auxiliar no emagrecimento, aumentando a sensação de saciedade e controlando o apetite, assim reduzindo a ingestão total de calorias.
• auxiliar no controle do açúcar (glicose) no sangue, retardando a absorção e ajudando a estabilizar os níveis.
• auxiliar na redução do colesterol e na prevenção de doenças crônicas como diabetes tipo 2 e obesidade.
E para conseguir esses benefícios à saúde a longo prazo é de extrema importância um consumo adequado de alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, legumes, grãos integrais, nozes e sementes.

Mas lembre-se que hidratação deve estar em dia ao realizar o consumo de fibras, já que elas absorvem água e que água em falta pode provocar efeitos contrários aos desejados, como por exemplo, a constipação.
E se deseja saber o quanto de água seu organismo precisa para o bom funcionamento, leia a coluna “HIDRATAÇÃO, SAÚDE FÍSICA E MENTAL”.
Amanda de Vargas de Oliveira
Nutricionista Especialista em Saúde Mental | CRN10 9720
https://www.instagram.com/p/CwnVob7uOVS/?igsh=MXM3aTZsOW1nb20yYw%3D%3D&img_index=1