Semana de movimentações políticas na região, tendo em vista os últimos dias de filiações para que quer ser candidato na eleição deste ano. No município de Jacinto Machado, não foi diferente.

Progressista definem Noeli Zacca para compor de Vice

Foi definida pelos Progressistas, o nome de Noeli Zacca como a pré-candidata a vice-prefeita, juntamente, com o pré-candidato a prefeito, Sander Just, pelo MDB em Jacinto Machado.

Noeli é viúva, professora aposentada, empresária, filha do ex-prefeito Paulo Zacca e tem serviços voluntários servidos a comunidade de Jacinto Machado. Será a primeira vez em Jacinto Machado que PP e MDB se unem e pela primeira vez uma candidata mulher de vice-prefeita.  Segundo o Presidente do partido, Renato Zanatta, é um bom nome, reúne todas as condições para representar os Progressistas. Partido agora vai trabalhar para colocar os 10 nomes a vereadores, onde três tem que ser mulheres, querem ampliar o número de vereadores na Câmara que hoje tem apenas dois.

Adelar Machado no PSD

Presidente de Cooperativa de Eletricidade de Jacinto Machado (CEJAMA), Adelar Machado de Oliveira que sempre teve sua filiação no MDB, membro do Diretório sempre foi referência nas eleições, Ex-Secretário na administração de Mário Recco, filho do ex-vereador Agenor Machado, deixou o MDB e ingressou no PSD.  A mudança causou estranheza dentro do MDB, com diversas hipóteses sendo criadas, uns a de ser candidato a prefeito pelo PSD, outra que Adelar poderia aliar-se a Doril (PL), mas eles foram adversários na última eleição para presidência da cooperativa, na formação de uma chapa de oposição. 

Adelar disse ao Volta Grande que a mudança ocorreu por motivos pessoais, mas que ajudará na pré-candidatura de Sander Just (MDB).

Vereador Cesar Albino deixou o PSD e ingressou no MDB

O vereador César Albino, o Cesinha, que atualmente representava o PSD no Legislativo municipal.  Teve ficha abonada pelo presidente do MDB Herval Borges e pelo prefeito João Batista Mezzari (Gaiola), César Albino passa a ser o mais representante emedebista na Câmara de Vereadores, aliado aos outros seis nomes do partido. “Minha mãe, Pedra Ramos Albino, foi a vida inteira do MDB, assim como meus irmãos, e em muitas oportunidades levantaram bandeira e participaram das campanhas. Então, até como forma de homenagear minha mãe, falecida em 2023, retorno ao partido, me colocando como pré-candidato nas próximas eleições. Só tenho a agradecer pela parceria do Francisco de Assis Aguiar, presidente do PSD, assim como a todos os filiados e os candidatos na última eleição, que me proporcionaram estar na Câmara”, comentou. Profissional da Saúde há mais de vinte anos.

Gaivota

O PT de Gaivota, filiou Emerson Lazzaron, 48 anos, casado com Rosemari Ramires, paulista, morador em Gaivota há 9 anos, corretor de imóveis e servidor público no município de Torres/RS. Presidiu o partido Avante em Balneário Gaivota/SC, entre 2018 a 2024. Participou das eleições 2020 como candidato à Prefeito. Emerson passa a ser mais uma opção do PT. na foto, Carlos Boeira, membro da executiva do PT Balneário Gaivota, no cargo de Secretário de Formação Política.

São João do Sul

Ex-prefeito de São João do Sul, Alex Bianchin, que estava no PDT, foi filiado no partido do PP e lançado como pré-candidato a prefeito.

O projeto político deve contar ainda com o PSDB e o PSD, que filiou o presidente da Câmara, Ismael (ex-MDB), para ser o provável companheiro de chapa de Alex. Alex já prefeito pelo PT e no PDT poderia ser rotulado como esquerdista.

Melhores e piores

  • Troféu Fama homenageou ontem à noite em Sombrio no Parque das Águas os melhores de 2023. Jornal Volta Grande foi agraciado por ser o mais lido em dois municípios onde foi realizado a pesquisa, Jacinto Machado e Turvo.
  • O prazo para convenção partidária tem início no dia 20 de julho e vai até 5 de agosto. Esse é o período que os partidos devem escolher os seus candidatos e definir as coligações.
  • Os vereadores de Turvo aprovaram nos últimos dias de forma unânime as contas anuais do prefeito Sandro Cirimbelli, referentes ao ano de 2022. A votação, realizada na última semana deu o aval dos representantes do Legislativo Municipal ao trabalho desenvolvido pelo atual gestor.

O prefeito Sandro Cirimbelli expressou sua gratidão pela aprovação das contas e destacou o empenho de toda a equipe municipal em garantir uma gestão responsável e voltada para o bem-estar da comunidade.