O município de Timbé do Sul, assim como todo o Estado de Santa Catarina, tem sido duramente castigado pelas fortes chuvas.

O histórico de chuvas da cidade das montanhas e águas cristalinas é bastante pertinente pela localização e encosta da Serra Geral. Havendo o conhecimento das intempéries, a Defesa Civil Municipal sempre se mantém alerta, dando assistência e estudando formas de prevenção para evitar maiores danos a Timbé e demais municípios que o rio desemboca.

Na terça-feira, dia 28, com dados repassados pelo coordenador da Defesa Civil de Timbé do Sul, choveu aproximadamente 80 milímetros em 24 horas, havendo intenso fluxo das águas. No fim do dia a comunidade de Serra Velha permaneceu isolada por algumas horas, já que a passagem era através de uma ponte baixa (ponte molhada). Contudo, a chuva abrandando, foi retornado o trânsito normal. Com o trabalho de prevenção da Prefeitura Municipal através da abertura do rio, drenagem e desassoreamento dos rios para que o dano seja o menor possível.